Coluna Zona Franca

0
497

Por que?

A coluna começa com uma interrogação. Por que? Por que, desde o início do governo, Jair Messias Bolsonaro (PL), no décimo partido, hostiliza as instituições, sendo que elas nada provocaram e nada fizeram contra ele ou contra o governo? Porque tudo parte da cabeça dele, de uma paranoia criada na mente dele, de que o STF, por exemplo, age contra ele, quando, na verdade, a instituição é uma instância do Poder Judiciário, cujas funções vão desde o controle de constitucionalidade, assumindo um papel de guardião da Constituição Federal de 1988, até o julgamento de crimes cometidos pelo Presidente da República.

Vagabundo

Em recente fala, às vésperas do 7 de Setembro, Jair Bolsonaro se referiu ao ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como ‘vagabundo’ ao criticar a decisão contra empresários que defendiam o golpe em conversas no WhatsApp, segundo reportagem de Guilherme Amado, do Metrópoles. Quer dizer, que ao defender o Estado, cumprir seu dever, Alexandre de Moraes é chamado de vagabundo, enquanto o Zé Bonitinho durante a pandemia fazia motociatas, barqueatas e se empapuçava de camarão e vinhos importados numa melhor cena de Nero que tocou fogo em Roma para esconder seus malfeitos. Se preparem, o 7 de Setembro será uma tragédia anunciada.

Lula X Bolsonaro

Enquanto Bolsonaro prefere que as mulheres saquem da bolsa uma pistola, o ex-presidente Lula defendeu “recriar o Ministério das Mulheres”. Pelo jeito, a Taurus continua patrocinando o candidato.

Pesquisas

As pesquisas indicam que as medidas socioeconômicas implantadas tardiamente pelo governo não estão fazendo efeito no eleitorado que quer mudança. Lula continua na frente em média 10 pontos do segundo colocado. Pelo andar da carruagem, os números cristalizaram nesse patamar. A possibilidade do líder ganhar no primeiro turno esbarrou no crescimento das candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Lula está visivelmente cansado e possivelmente vai reduzir a intensidade da campanha.

E agora?

A professora e filósofa Marcia Tiburi apontou a maior contradição política dos tempos atuais: votar na terceira via (Ciro e Tebet) é, na prática, alimentar o fascismo no Brasil. Segundo ela, a única alternativa viável para derrotar Jair Bolsonaro se chama Luiz Inácio Lula da Silva. “Contra Bolsonaro, ou se vota em Lula e Alckmin ou se vota em Lula e Alckmin. O contrário é combustível para o bolsonarismo”, disse Tiburi.

Cidade Maravilhosa

No submundo da Cidade Maravilhosa, o crime domina até as instituições públicas. O Ministério Público identificou 259 presidiários e ex-presos que estão na lista de pessoas contratadas pelo governo do estado, governado pelo bolsonarista Cláudio de Castro (PL), que sucedeu à Wilson Witzel (PMB), deposto do governo:

Em Rondônia

No estado da região Norte onde o bolsonarismo ainda é forte, as pesquisas indicam que o atual governador de Rondônia poderá se reeleger, mesmo não tendo feito nada, sendo considerado pelo G1, o terceiro pior do Brasil. Mas, no entanto, um fator poderá mudar isso daí, dependendo de uma reunião que deverá acontecer hoje, domingo, em Rolim de Moura.

Senado Federal

A quatro semanas das eleições de 2 de outubro, o quadro para o Senado Federal é de indefinição, sem favoritos, com quatro potenciais candidatos na disputa. Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL), Mariana Carvalho e Jaqueline Cassol, disputam voto a voto a preferência do eleitor.

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]