Coluna Zona Franca

0
201

SOS Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza campanha em prol dos desabrigados no RS. Com o tema “Alero unido com o povo gaúcho”, a ação é organizada pela Secretaria de Modernização da Gestão da Casa de Leis e pretende contar com a adesão dos servidores e da comunidade em geral.A ação tem o objetivo de arrecadar água, alimentos, roupas, calçados, itens de higiene, produtos de limpeza, cobertores, kits de dormitório e ração para animais de estimação que serão destinados às famílias gaúchas, vítimas de uma das maiores tragédias climáticas dos últimos anos. O governo de RO e a prefeitura de PVH também fazem campanha pró-RS.

                             Conflitos no campo

Vista aéra do inicio do trecho da rodovia AM 366 ao lado do aeroporto de Tapauá, no Amazonas, norte do BrasilA Amazônia Legal concentrou quase metade de todos os conflitos no campo registrados em 2023 no Brasil pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Dos 2.203 episódios contabilizados no ano passado, 1.034 ocorreram na região amazônica, que compreende nove estados brasileiros. Amazonas lidera em registros de pistolagem, enquanto Rondônia é líder disparado em famílias ameaçadas de despejo. Em 2023, o Pará liderou a contagem por estado com 226 conflitos. As Terras Indígenas (TIs) Munduruku e Kayapó foram as mais impactadas. Entre os 5 estados com os maiores números de conflitos no país, 3 estão na área da Amazônia Legal: Pará (226 ocorrências), Maranhão (206) e Rondônia (186). As invasões motivaram a maior parte dos conflitos, com Roraima e Amazonas mais afetados. O Amazonas lidera em registros de pistolagem no Brasil (7,3 mil famílias atingidas), enquanto Rondônia é líder disparado em famílias ameaçadas de despejo (7,1 mil). O Amazonas vem na sequência, com 2.293 famílias sob ameaça de expulsão.

Mosquinaro

O MDB (o partido Mais Dividido do Brasil), em Rondônia, não é diferente. Da base do governo com pelo menos três ministérios e um centena de cargos de segundo e terceiro escalões, tem em Rondônia a voz discordante: Lúcio Mosquini, presidente estadual da agremiação. Com uma pré-candidata a prefeita de Ariquemes, (Agna Souza), sabem do lado de quem estará hoje Lúcio Mosquini? Sabem de quem? Do lado da prefeita Carla Redano (Republicanos), candidata à reeleição, sob o pretexto de participar de um mutirão de cataratas. O fato é que Mosquini é um político coerente. Não esconde que é bolsonarista, o que significa ser negacionista (inclusive sobre mudanças climáticas), armamentista, dentre outras qualidades.

Quem é Agna Souza

MDB tem pré– candidatura forte em Ariquemes: Agna Souza é a boa surpresa para a cidadeNascida em Mantena, MG, Agna Souza (foto ao lado), apoiada pelo senador Confúcio Moura (MDB) é uma mulher comprometida com seus princípios cristãos e com uma forte ligação com Rondônia, onde reside desde 1987. Sua formação acadêmica inclui um doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), além de uma especialização em Educação 5.0 e Metodologia do Ensino Superior. Como professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Agna traz consigo um vasto conhecimento e experiência na área educacional, sendo reconhecida por sua atuação em grupos de pesquisa acadêmica.

Quem é Agna Souza 2

Com uma carreira sólida, Agna Souza acumulou experiência tanto na iniciativa privada, na área da saúde, quanto na esfera pública, na educação. Seu trabalho como servidora estadual e posteriormente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia demonstram seu compromisso com o desenvolvimento e a qualificação profissional dos cidadãos, recebendo reconhecimento por sua gestão inovadora e ética.

A reitora

Dizem que para ser reitor (a) de uma universidade, o candidato tem que ter doutorado. Segundo a coluna Opinião de Primeira, assinada por Sérgio Pires, a pré-candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil), estaria concluindo suas provas de Mestrado. Ocorre que ela é reitora da FIMCA, função que requer doutorado. O reitor tem que ser doutor. Na hierarquia acadêmica, o curso de mestrado é o primeiro grau atribuído de especialização stricto sensu, depois da graduação. Posteriormente, vem o doutorado com um aprofundamento maior na temática estudada, em um período mais longo de quatro anos. Embora a FIMCA seja uma empresa familiar, é uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e forma cidadãos. O título de reitor não é honorífico. O reitor tem que ter doutorado. Neste contexto, a coluna quer saber: Mariana Carvalho tem doutorado? Quando fez, onde fez? Com a palavra os adversários de Mariana Carvalho.

Eleições 2024

Reunião com a Frente Ampla hoje às as 18h, em Porto Velho, dever definir os rumos da sucessão municipal. Devem participar  Euma Tourinho (MDB), Célio Lopes (PDT), Samuel Costa (Rede), Vinicius Miguel (PSB), Benedito Alves (Solidariedade) e Fátima Cleide (PT).

Eleições 2024-2

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-

CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO

JOSÉ IRONILDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA 

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Avante: Dr. Clever, Nanan, Paroquinha, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia;

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Raimundo Torres Filho, Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Luiz Porto, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Lista atualizada 5

PDT: Jonas Minele – Ex Coordenador de Juventude Municipal, Marcos Bali – Empresário, Batista da Sul – Empresário Zona Sul, Ezequiel Silva – AJERO, Viviane Nascimento – Síndica do Morar Melhor, Raí do Sopão – Líder Comunitária Zona Leste, Paulinha do Restaurante – Empresária Zona Leste, Dra Rosimar – Auditora TCE/Presidente do Movimento Lilás, Professora Anne Mamedes – Escolas de Samba, Marina Gomes – Colonia de Pescadores, Romeuzinho da Comunidade – Líder Comunitário da zona leste, Rosinha Vieira – Ativista SocialPastor Lucimar, Roberto Motoboy – Presidente Associação dos Motoboys, Walk da Rede TV, Jeferson Magalhães, Repórter Daniel Júnior, Leila Reis do IFRO, Cintia Ribeiro – Liderança da Zona Sul, Maura Torres – Ação Mulher Trabalhista, Professor Douglas Proprietário das Escolas Tempos Modernos, Marklin Cantanhêde – Administrador de Empresas, Patricia Queiroz – Ativista Social/Presidente do Conselho de Saúde, Tiago Carneiro Líder dos Aplicativos de Mobilidade urbana, Samuel Santos do Movimento Negro, Leilson de São Carlos, Liderança comunitária do Baixo Madeira, Diniz da Zona Sul – Empresário, Professor Lyon – Do Esporte, Sacerdotisa Marlene, Professor Doca do IFRO, Júlio César Presidente do CRECI e Pastor Sérgio.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.