Coluna Zona Franca

0
618

Expedito inelegível?

O que aconteceu na campanha de Expedito Júnior (PSD) ao governo de Rondônia, então pelo PSDB, em 2018, vai repercutir nestas eleições. Tudo por culpa dos gestores da prefeitura de Porto Velho na época, que colocaram à disposição do então candidato toda a estrutura da administração como pessoal e até máquinas. É o que diz o julgamento realizado no último dia 19 de agosto, com fartas provas, vídeos e depoimentos. O relator desembargador Miguel Mônico, do TRE, pediu as inelegibilidades de Expedito e do então candidato a vice dele, Maurício Carvalho (União Brasil).

Culpa de quem?

O atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) é um promotor de justiça aposentado, que conhece as leis mais do que ninguém. O que ele cometeu foi crime eleitoral que agora a justiça apresenta as penalidades que pode prejudicar Expedito e Maurício. O desembargador Miguel Mônico, decretou também as inelegibilidades de Hildon Chaves, Álvaro Mendonça, Wellen Prestes, Robson Damasceno, Alexei da Cunha, César Licório, Thiago Tezzari e outros envolvidos por oito anos.

Político experiente

Expedito Júnior é um político experiente, que já teve problemas quase semelhantes e jamais cometeria o mesmo erro. O que ocorreu foi à revelia dele, sem seu conhecimento, sem sua anuência. Ah, o julgamento ainda não terminou porque o juiz Clênio Amorim pediu vistas e não tem prazo para apresentar seu voto.

Campanha robusta

O candidato a deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), está com uma campanha maior do que para governador de Rondônia. Está gastando muito com formiguinhas e material. Gerando renda pra galera. Pena que poderá ser em vão tanto investimento, pois, segundo o desembargador Miguel Mônico, estaria inelegível por oito anos.

Se as rosas falassem

As eleições prometem ser bastante quentes em Rondônia. A coluna recebeu informações da existência de vídeos comprometedores de potenciais candidatos ao governo. “Vídeos pornográficos de candidatos em situações nada adequadas. Vídeos de candidatos traindo suas esposas. Vídeos de negociatas”, disse a fonte. E também: “Tem candidato ao governo dando cheque sem fundo para segurar a campanha com falsas promessas de que os recursos vão chegar. E jamais chegarão”. É eita em cima de eita.

A imagem de Bolsonaro

Tem gente que quer distância de Bolsonaro. Apagou até fotos com o capitão. Mas, por incrível que pareça, em Rondônia, é o contrário. Pelo menos três candidatos ao governo fazem questão de associar suas imagens às do presidente da República. O candidato Marcos Rogério (PL), por exemplo, conseguiu na justiça que o governador Marcos Rocha (União Brasil) não use a imagem do presidente em sua campanha à reeleição.

Vídeo bomba

Soltaram um vídeo bomba contra o candidato à reeleição, Marcos Rocha (União BRasil), que vai dar o que falar. É sobre a Operação Propagare. No vídeo o locutor fala que Rocha usa o púlpito para orar e faz vistas grossas para a corrupção no governo dele. Como a coluna disse, estas eleições prometem muita emoção. Há quem diga que ela está morna, ensossa, que ainda não pegou fogo. Mas, vai pegar. As equipes contratadas pelos dois principais candidatos estão afiadas e prontas para a guerra.

Trocou de roupa

O deputado estadual José Clemente, mais conhecido como Lebrão, deixou o MDB e agora é candidato a deputado federal pelo União Brasil de Marcos Rocha. Lebrão é aquele deputado Lebrão que aparece em vídeo recebendo dinheiro que seria de propina. Lebrinha, filha dele, também está no União Brasil e é candidata a deputada estadual.

Novo RJ

O Rio de Janeiro tem uma chance de mudar sua trajetória, sua história, até então manchada por pelo menos cinco governadores presos por corrupção. O candidato Marcelo Freixo (PSB), está empatado tecnicamente com o atual governador Cláudio Castro (PL), e, no segundo turno, segundo pesquisas, pode se eleger. No print ele concede entrevista ao candidato a deputado estadual Leonel (PT-RJ). Leonel é um youtuber que faz sucesso nas redes sociais colocando bolsonaristas em saia justa.

 

Candidatos a deputado federal

Esta é Sandra Santos, jornalista, candidata a deputada federal pelo MDB. Demais candidatos: Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Rosângela Hilário (PDT),  Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Uberlando (MDB),  Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Este é Estenio Junior (PSDB), candidato a deputado estadual. Demais candidatos: Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]