Sema participa de ação voltada para indicadores ambientais em parceria com o Genus na 17ªBIS

sema_parceira_genus_800px4img_6357_001O Secretário da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Edjales Benício compareceu na condição de parceiro na abertura da campanha denominada: Um futuro sustentável, plante essa ideia com o slogan ‘plante árvores, semeie vidas’ de iniciativa do Sport Clube Genus de Porto Velho. Ao usar da palavra na manhã desse domingo (17/04) no Campo da 17ªBIS, elogiou a iniciativa da equipe de futebol que está voltada para melhorar os indicadores ambientais.

Ao dizer que estava feliz pelo atual campeão Estadual e representante do futebol portovelhense propor essa parceria, acrescentou que a arborização é um dos indicadores ambientais e talvez um dos mais importantes. Inclusive, disse que o planeta está passando por um problema sério de mudanças climáticas e aquecimento global. “A arborização da cidade possibilita uma qualidade de vida melhor, clima mais agradável, oxigênio e melhora a nossa paisagem” disse.

Com o projeto em andamento de plantar 3 mil árvores nas principais vias públicas de Porto Velho, a fim de amenizar esse deficit existente na cidade colocou a Sema à disposição da comunidade esportiva. “A arborização existente ainda é um modelo de quintal, por isso, essa meta está em andamento sob a orientação do prefeito Mauro Nazif que deseja ver a Capital toda arborizada e essa campanha caiu como uma luva para gente” acrescentou.

Em relação à Campanha afirmou que plantar árvore é plantar vida e fazer com que essa geração de atletas de futebol tenha além da competência e o talento de jogar futebol, o compromisso com o meio ambiente no presente e para as gerações futuras. “O futebol é um esporte da preferência do povo brasileiro e quando a gente combina esporte, meio ambiente e criança com um trabalho educacional só tem a dar certo” concluiu.

O Comandante da 17ªBIS (Brigada de Infantaria de Selva), General Costa Neves, considerou estar sendo realizada uma atividade completa e parabenizou o presidente do Genus, Evaldo Silva que propôs essa parceria ao Exército e a Sema. “Olha só que combinação mais bonita, a Brigada fica contente em receber a APAE, as escolinhas de futebol e a gente aproveita para fazer com a Sema a educação ambiental” acrescentou.

O Diretor Executivo do Sport Clube Genus, Evaldo da Silva afirmou que o esporte é uma via importante para essa conscientização ambiental porque é uma modalidade com milhares de seguidores e os campos refletem isso. “Nós estamos aproveitando essa oportunidade porque o esporte tem esse leque para levar essa mensagem a todos os nossos jovens atletas. Precisamos resgatar o nosso meio ambiente, e como falei no início, o esporte pode ajudar muito nisso”.

Programação

A programação de iniciativa do Genus que contou com a parceria da 17ªBIS (Brigada de Infantaria de Selva), Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Vice-governadoria envolveu cerca de 150 atletas da categoria de base compreendendo a faixa etária de 8 a 14 anos. Além da prática esportiva, servidores públicos abordavam os atletas e seus familiares e faziam a educação ambiental com informações, entrega de mudas e panfletos temáticos.

A Sema disponibilizou 25 ipês roxo e 25 amarelos que são as cores do Genus, além de 10 mudas de pau Brasil que é a árvore que deu origem ao nome do País. De acordo com Evaldo, a ideia é conscientizar os atletas e seus familiares em todos os eventos que o Genus for o protagonista. Inclusive, em breve será aberta a Recopa e haverá o envolvimento de aproximadamente 2 mil atletas e todos serão envolvidos nessa campanha.


Texto SEMA | Fotos SEMA

 

Facebook Comments