Sebrae RO, Sicoob Credip e Semed se unem para a promoção da Educação Financeira nas escolas de Cacoal

0
65
Como parte das atividades da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), foi concluído nesta terça-feira (21), em Cacoal, um ciclo de palestras em 10 escolas rurais municipais. Esta foi uma iniciativa inédita na região, realizada graças à parceria entre o Sebrae Rondônia, Sicoob Credip e Prefeitura Municipal de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O ciclo teve início no dia 14 de maio de 2024 e contou com palestras ministradas pela analista de Desenvolvimento do Sicoob Credip, Laura Araújo, pelo gerente de agência do Sicoob Credip, Guilherme da Silva Pereira e pelas agentes de negócios do Sicoob Credip, Talita Kelly Palmier e Easly Oliveira.
“O objetivo deste ciclo de palestras foi capacitar alunos sobre a importância da educação financeira e previdenciária. Os palestrantes abordaram temas como planejamento financeiro, poupança, investimentos e a importância da previdência social”, destacou a gestora do Programa Educação Empreendedora em Cacoal, Renilda Medeiros.
A parceria em Cacoal ressaltou a importância da educação empreendedora e financeira, demonstrando que o ensino dos jovens sobre gestão financeira é essencial para que se tornem adultos conscientes e capazes de tomar decisões informadas sobre suas finanças pessoais.
“Os benefícios dessa iniciativa, a longo prazo, se concentram na garantia de um futuro mais próspero e equilibrado para todos, uma vez que quando as pessoas entendem como gerir seus recursos, podem planejar melhor seu futuro e contribuir para uma sociedade mais justa e economicamente estável”, ressaltou Renilda.
A iniciativa em Cacoal tem um papel importante na formação dos jovens, alinhando-se aos objetivos do Sebrae, que busca promover o empreendedorismo para crianças e jovens. Não há dúvidas de que a educação financeira é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais no mercado de trabalho moderno e na vida em sociedade.
“Ao integrar conceitos de educação financeira no currículo escolar, a Secretaria Municipal de Educação e a cooperativa Sicoob estão contribuindo diretamente com o Sebrae para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. Essa parceria mostra como a união de diferentes setores pode gerar benefícios duradouros para a comunidade e fortalecer a economia local”, completa a gestora do Programa Educação Empreendedora em Cacoal
Para a equipe do Sebrae em Rondônia, a conclusão deste ciclo de palestras marca apenas o início de uma jornada educativa que promete continuar moldando o futuro financeiro das crianças e jovens de Cacoal, inclusive inspirando outras cidades a seguir pelo mesmo caminho.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Fonte: Assessoria