Município de Ouro Preto recebe título de “Estância Turística”

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Ouro PretoDepois de diversas ações coordenadas e organizadas a partir da iniciativa privada, com o apoio do Sistema Fecomércio Rondônia (Sesc-Senac-IFPE) e tendo como objetivo transformar Ouro Preto do Oeste num polo de turismo do Estado, finalmente na última sexta-feira (02/10) o município passou a ser considerado Estância Turística, o que permitirá um direcionamento maior de recursos públicos para aplicar na cidade com o objetivo de fomentar o segmento.

A audiência pública para implementação do título de Estância Turística foi promovida no Graúna Resort Hotel, em Ouro Preto, e contou com representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada e autoridades que assumiram compromissos com o turismo regional. “O Sistema Fecomércio vem estimulando o segmento em todo o Estado, mas aqui em Ouro Preto é onde o setor está mais estruturado e organizado, facilitando os novos empreendimentos e investimentos. Portanto, agora a partir da conquista deste título, acreditamos num fomento maior do turismo local”, avalia a gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Vitorino.

Prestigiaram o evento, além dos empresários, o prefeito Alex Testoni; o superintendente Estadual de Turismo (Setur) Júlio Olivar; o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes (Sindhotel) e vice-presidente do Conetur (Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia), Ananias Frota; o analista técnico do Sebrae/RO Sebastião Oliveira; o deputado estadual Marcelino Tenório; o prefeito de Nova União, José Silva; os vereadores Edis Faria (presidente da Câmara de Ouro Preto do Oeste), Deraldo Manoel, Rosária Helena, Maria Cleide Almeida e Peragibe Félix; e a gerente Executiva do Sistema Fecomércio, Cileide Vitorino.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A reunião, coordenada pelo prefeito Alex Testoni, iniciou com o superintendente da Setur, Júlio Olivar, entregando o projeto básico de implantação do Museu Estadual dos Migrantes no alto do Morro Chico Mendes, fruto de uma importante parceria do município com o governo do Estado.

Na sequência, o analista técnico do Sebrae/RO comunicou que o orçamento do órgão contemplará um investimento de R$ 800.000,00 para a capacitação de empresários e trabalhadores, com ênfase no turismo de Ouro Preto do Oeste.

A gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, também ratificou o apoio incondicional da instituição às ações de desenvolvimento deflagradas pelo município, anunciando um pacote de capacitações para Ouro Preto que começa no dia 26 de outubro e segue até 06 de novembro, oferecendo cursos para garçons e de culinária que serão ministrados pelos profissionais do Senac de forma gratuita.

Durante a solenidade foram apresentadas ainda as ações já realizadas com enfoque turístico na região e o que será necessário fazer entre obras de infra-estrutura, monumentos turísticos e ações institucionais, as quais acontecerão imediatamente através de projetos de leis que serão enviados à Câmara, que já sinalizou apoio nos projetos, por meio dos vereadores presentes.

ESTÂNCIA TURÍSTICA

Entre as diversas mudanças que acontecerão a partir da implantação da estância, a mais significativa será a alteração da nomenclatura que deixará de ser “Município de Ouro Preto do Oeste” e passará a ser oficialmente tratada de “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”.

Para tanto, o primeiro ato será a instituição do Comtur-OPO (Conselho Municipal de Turismo), em seguida a Sectur (Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte) e finalmente o PDTUR-OPO (Plano para o Desenvolvimento do Turismo em Ouro Preto do Oeste).

“A criação da Secretaria de Turismo, atrelada a Cultura e ao Esporte, será um importante mecanismo de captação de recursos, capacitação e qualificação profissional para a população. Essas ações fomentarão o desenvolvimento socioeconômico do nosso município, proporcionando consequentemente melhor qualidade de vida para os moradores de Ouro Preto”, destacou o prefeito Alex Testoni.

Na ocasião também foi apresentada a logomarca da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste e anunciado um concurso para criação do slogan, envolvendo a participação de toda comunidade, sobretudo das escolas, onde será feito um trabalho acerca da importância do Turismo no processo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.

Fonte: assessoria da Fecomércio