O feriado nacional da Proclamação da República, data que relembra o período em que o Brasil deixou de ser monarquia e passou a seguir o modelo republicano, é nesta sexta-feira (15). Em Rondônia, por exemplo, alguns serviços serão interrompidos e outros terão horário diferenciado.
Confira abaixo os detalhes do que abre e fecha:
Serviço Público
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/E/i/E09kOaRiy1ciPYOVTiIA/img-3644.jpg)
Tribunal de Justiça de Rondônia ficará fechado. — Foto: Diêgo Holanda/G1
De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, não haverá expediente nos órgãos públicos do Poder Executivo Municipal, incluindo as fundações e autarquias.
O executivo local reiterou que o expediente será normal nas Unidades de Saúde de Urgência e Emergência 24 horas, na Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que realiza a limpeza da cidade e na Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentações (Suop), que faz serviços de drenagem, tapa-buracos e asfalto.
Ainda de acordo com o município, “tais órgãos da gestão municipal elaboram escalas de plantões com revezamentos de equipes para que os serviços essenciais não sofram descontinuidade”.
Supermercados e comércios
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/12/31/centro.jpg)
Área central de Porto Velho. — Foto: Larissa Matarésio/G1
O Sindicato do Comerciário em Porto Velho informou que os comércios poderão abrir durante o feriado.
Porém, caso precisem dos funcionários no expediente, principalmente grandes empresas, funciona mediante o pagamento de taxa. Os supermercados permanecerão abertos
Porto Velho Shopping
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/11/07/shopping.jpg)
Porto Velho Shopping. — Foto: Taísa Arruda/G1/Arquivo
Conforme a assessoria, o local vai funcionar em horário normal de semana: das 10h às 22h.
Bancos
O Sindicato dos Bancários de Rondônia informou que o atendimento nas agências bancárias não funcionam neste feriado de Proclamação da República.
Apenas o autoatendimento de caixas eletrônicos deve funcionar. Os serviços retornam normalmente na segunda-feira (18).
Transporte coletivo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/r/o/EbKP5iT5Oyl5BdZoNMmw/img-3220.jpg)
Transporte coletivo de Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1/Arquivo
De acordo com a Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transportes do estado (Semtran-RO),60% da frota de ônibus estará rodando pelas ruas da capital na sexta-feira (15).
Fonte: G1