COLUNA ZONA FRANCA

0
234

Não é o que parece

Nenhuma descrição de foto disponível.Aproximando-se dos prazos para filiações ou mudanças de partido, eis que surgem Roberto Sobrinho (sem partido), ex-prefeito de Porto Velho e o presidente do PT da capital, Israel Trindade, juntamente com  deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), na mesma foto. Para a coluna, à um bom entendedor meia palavra basta. Uma foto então, diz tudo.  Mas, indagado sobre possível volta ao PT, Sobrinho disse que não. “Só participando de uma atividade junto com meus amigos do PT”, disse Roberto à coluna. Da mesma forma, Israel Trindade também disse que não, que a foto foi tirada em outro contexto, num evento para o qual ambos foram convidados.

Café de Amor com a Política

Nenhuma descrição de foto disponível.O evento do qual Israel Trindade se referiu, trata-se do “Café de Amor com a Política”, que ocorreu ontem, 27, no Prédio do Relógios, sede da prefeitura de Porto Velho. O encontro foi organizado pelo Procurador da República, Reginaldo Trindade, idealizador do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) de Rondônia. O evento contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), do vice-governador, Sérgio Gonçalves (União Brasil), e diversas autoridades.

Café de Amor com a Política 2

O Movimento criado por Reginaldo, visa esclarecer a sociedade, combater o preconceito e, quem sabe, libertar tantas pessoas que sofrem no silêncio de seus corações. Ele que sofre com depressão há vários anos, hoje busca ajudar ao máximo de pessoas possível a combater essa doença, e com ele leva o lema “O Amor Curando a Alma”. O café da manhã desta terça-feira foi direcionado às autoridades do Poder Legislativo e do Poder Executivo, municipal e estadual.

Assassino de Chico Mendes

Darci Alves Pereira, em Medicilândia, no PA, ao lado de Rogério Barra, secretário geral do partido no estado. — Foto: Reprodução/Redes sociaisMe diga com quem andas, que te direis quem és. O ambientalista Chico Mendes foi assassinado aos 44 anos com um tiro no peito no quintal de sua casa em Xapuri, no Acre, em dezembro de 1988. Em 1990, Darci Alves Pereira confessou o crime. Três décadas depois, após cumprir pena, Darci Alves Pereira virou “Pastor Daniel” (na foto, de camisa amarela), em Medicilândia (PA) e participava ativamente da política local, sendo, claro, naturalmente, um bolsonarista autêntico.

Assassino de Chico Mendes 2

Mas, não bastava ser só bolsonarista, tinha que ser presidente do PL de Medicilândia. O assassino do ambientalista Chico Mendes, Darci Alves Pereira, assumiu a presidência do Partido Liberal (PL). Repercutiu mal e, nesta quarta-feira (28), o PL informou que o acusado foi destituído do cargo. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em nota que desconhecia que Pereira, conhecido como “Pastor Daniel”, é a mesma pessoa condenada pelo assassinato de Chico Mendes, ocorrido em dezembro de 1988.

A quem interessar possa…

O Estado de Israel foi criado no dia 14 de maio de 1948, por intermédio da Organização das Nações Unidas, como parte da divisão da Palestina que essa organização estabeleceu. O Estado de Israel surgiu a partir de décadas de lobby e de campanhas imigratórias promovidas pelos defensores do sionismo. Portanto, essa Israel não tem nada a ver com  Israel da bíblia. Ah, Jesus nasceu em Belém, na Palestina, numa manjedoura.

A quem interessar possa…2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "JUDAÍSMO NÃO É CRISTIANISMO Israel não é um país cristão como os pastores evangélicos neopentecostais divulgam. Na verdade, apenas 2% da população é cristã, 74% professam 0 judaísmo, e os 24% restantes são mulçumanos e outros."Esse estado de Israel que os evangélicos do Brasil adoram, na verdade, é um estado belicista, genocida, além de ser abortista. Isso mesmo. O aborto é permitido por lei em Israel. Em junho de 2022, Israel aprovou uma lei que tornou o aborto ainda mais acessível do que já era. Além de autorizar o acesso à pílula do dia seguinte pelo sistema de saúde pública do país, segundo o Instituto Brasil Israel, o aborto é autorizado nos seguintes casos: Quando a pessoa gestante tem menos de 18 anos; Quando a pessoa gestante não é casada ou quando a gravidez não é do casamento; Quando a pessoa gestante tem 40 anos ou mais; Quando a gravidez provém de relação incestuosa ou de estupro; Quando o feto apresenta probabilidade de doenças; Quando a gravidez põe em perigo a vida da pessoa gestante ou lhe causa danos físicos ou emocionais.

A quem interessar possa…3

O Instituto aponta ainda que “de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de aborto em Israel tem caído consideravelmente por razões que incluem maior acessibilidade ao controle de natalidade e uma sociedade mais tradicional”. Atualmente, a solicitação para o aborto pode ser feito online e existe a opção de um encontro com um profissional de assistente social.

A quem interessar possa…4

Já o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido em Israel, no entanto, o Supremo Tribunal de Israel reconhece casamentos homossexuais celebrados no exterior. Isso faz com que muitos casais LGBTQIA+ israelenses se casem em outros países e depois peçam o reconhecimento da união na justiça.  Porém, mesmo sem a possibilidade de casamento realizado em Israel, casais homossexuais têm direito a pensões da previdência social, por viuvez e direito à herança, assim como também têm direito à adoção de filhos.  O Ministério das Relações Internacionais de Israel cita na cartilha “Direitos dos Homossexuais em Israel” A Lei de Igualdade de Oportunidade de Emprego de 1992, que garante a não discriminação por orientação afetiva e identidade de gênero no trabalho e a emenda a Lei de Direito à Honra de 1997, que aumenta a pena no que se refere à calúnia e difamação contra uma pessoa por conta da sua orientação afetiva sexual.

A quem interessar possa…5

Dito isso, os evangélicos bolsonaristas ainda estão com Israel?

Celina Leão

Nenhuma descrição de foto disponível.A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou do ato pró-Bolsonaro na Avenida Paulista na tarde deste domingo (25). Ela se juntou a outros governadores de Estado e demais apoiadores do ex-presidente. Celina Leão exerceu o cargo de governadora quando o Supremo, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por 90 dias e as prisões do então secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça Anderson Torres e do então comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira.

MST

Nenhuma descrição de foto disponível.Bolsonaristas realizaram coletiva sobre a homenagem ao MST feita na Câmara dos Deputados hoje! “Um movimento criminoso e terrorista merece apenas o repúdio da Casa da Democracia brasileira!”, disseram. O dito movimento criminoso tem reconhecimento internacional pela defesa por dignidade da população é histórica. Fundado em 1984, são décadas de luta que envolve centenas de milhares de trabalhadores rurais que dedicam as vidas na luta pela Reforma Agrária e pela democracia no país.

MST 2

Atualmente o Movimento possui cerca de 350 mil famílias assentadas em 24 estados federativos, em toda a sua história foram diversas os momentos de reconhecimento desta luta. Os prêmios, nacionais e internacionais, evidenciam as maiores contribuições do MST à sociedade, como a produção de alimentos saudáveis em defesa da soberania alimentar, a preservação do meio ambiente e a luta intransigente dos direitos humanos e da universalização do acesso à educação e à saúde públicas de qualidade.

Segue abaixo uma seleção de 5 prêmios já concedidos ao Movimento. Confira!

1. Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento

Prêmio Rei Balduíno recebido na Bélgica, em 1997. Foto: Woufer Rawoens/ Arquivo e Memória do MST

O Prêmio Rei Bauduíno é concedido por uma fundação independente e pluralista com sede em Bruxelas (Bélgica), cujo objetivo é servir a sociedade. Criado em 1976, para marcar o 25º aniversário do reinado, seu principal objetivo é contribuir de forma duradoura para a justiça, a democracia e o respeito pela diversidade.

Segundo organizadores, o prêmio foi concedido “pelo papel essencial na atuação para pôr em prática a reforma agrária no Brasil, permitindo, por intermédio do retorno à terra, dar aos menos favorecidos um novo projeto de vida”.

2. Prêmio Right Livelihood (ou Prêmio Nobel Alternativo)

Prêmio Nobel Alternativo. Foto: Arquivo e Memória do MST

A premiação homenageia a cada ano projetos e pessoas que mostram “soluções práticas e exemplares” para questões sociais urgentes. Von Uexküll sempre criticou o comitê do prêmio Nobel oficial, por este ignorar muitos conhecimentos e méritos em setores alternativos, considerados importantes para a sobrevivência da humanidade. Por isso, no final da década de 1970, destinou um milhão de dólares de seu patrimônio pessoal à abertura de uma fundação que viesse a preencher esta lacuna. O prêmioé concedido desde 1980, sempre em dezembro, a três personalidades ou projetos.

3. Prêmio Itaú-Unicef “Educação e Participação”

Prêmio Itaú-Unicef. Foto: Arquivo e Memória do MST

Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos, o Prêmio Itaú-Unicef tem como objetivo identificar, estimular e dar visibilidade a projetos realizados por organizações da sociedade civil e escolas públicas que contribuem para garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

O programa “Por Uma Escola Pública de Qualidade nas Áreas de Assentamento”, realizado pelo MST nos assentamentos de reforma agrária atingia na época 35 mil crianças com incentivos à frequência escolar, e 1.400 professores em 17 estados, com cursos de capacitação pedagógica e técnica em cooperativas.

4. Prêmio  “Acampa – Pela Paz e Direito ao Refúgio”

Foto: V. Casteleiro/Acampa

Em setembro deste ano, o MST recebeu o prêmio espanhol “Acampa – Pola Paz e Dereito a Refuxio” em reconhecimento internacional da defesa dos Direitos Humanos. A votação ocorreu em júri popular online, onde o MST foi o mais votado na categoria internacional. De acordo com os organizadores, o Movimento é uma referência na defesa dos Direitos Humanos, em especial durante a pandemia, e hoje se constitui enquanto uma das maiores organizações sociais mobilizadas em todo o mundo.

5. Prêmio Esther Busser Memorial

Foto: Tamires Kopp

O prêmio que o MST deve receber em cerimônia amanhã (22) é idealizado pela agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo prestigiar organizações de luta por justiça social, com foco na regulação do trabalho, especialmente no âmbito das normas trabalhistas internacionais. O nome do prêmio é uma homenagem à Esther Busser, defensora incansável dos direitos dos trabalhadores.

O MST é reconhecido por ser uma organização política que tem atuado na garantia de condições dignas de vida e de trabalho para o povo brasileiro, através da história de centenas de milhares de trabalhadores rurais, que dedicam as vidas na luta pela Reforma Agrária e pela democracia no país. Confirma mais informações sobre a premiação aqui.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.