33 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 12, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

 

Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

Por Roberto Kuppê (*)

 

Águas de março

Que tiro foi esse?

O mês de março mal começou e já produziu estragos na política rondoniense. Há sinais de que será o pior mês para os políticos não só de Rondônia, como do Brasil. Por aqui já deu provas de que as águas de março poderão transbordar não só no rio Madeira, como também no palácio do mesmo nome. A manhã desta segunda-feira promete ser bastante quente no CPA. O vice-governador, Daniel Pereira (PSB) retorna ao gabinete e deve se encontrar com o governador Confúcio Moura (MDB) pela primeira vez após a notícia da desistência dele em disputar uma vaga de senador da República. Segundo uma fonte, a desistência é definitiva e não tem volta.

LEIA TAMBÉM:

Confúcio senador!

Há controvérsias. A maioria das pessoas consultadas por este colunista não acredita que o governador Confúcio Moura vai deixar escapar oito anos de Senado Federal por conta de um capricho. Que tudo não passa de uma balela, que Confúcio vai sim deixar o cargo nas mãos do socialista Daniel Pereira. Que o diga o escritório Campanari, Gerhardt & Silva Andrade, já contratado por Confúcio Moura para a campanha.

Wagner Garcia

Há uma grande possibilidade do governador Confúcio Moura lançar hoje, segunda-feira, o nome de Wagner Garcia para seu sucessor nestas eleições. Garcia é secretário das Finanças (Sefin). É o técnico dos sonhos dele. A conferir.

Sei não

Para mim tem bode na sala, bode expiatório, cortina de fumaça, imbróglio, mis an scene, caroço no angu, dissimulação, farsa, enfim…só sei que nada sei, mesmo sabendo de tudo…decifra-me…

In off

Edgar do Boi não consegue colar os pedaços do PSDC para as eleições de 2018. Está isolado na prefeitura, não terá qualquer apoio e não consegue conversar com sua base, que não quer conversa com ele. Tem buscado interlocução com outros partidos, que não querem conversa com ele.

In off 2

Houve uma reunião entre Bianco, Marcos Rogério e Confúcio semana passada.

Janelas de março

Neste dia 7 de março inicia o troca troca de partido com vistas às eleições. Deputados poderão trocar de partido sem sofrer punição por infidelidade. Em Rondônia, o ninho tucano está se esvaziando. A revoada de março será para o PSD, do deputado federal Expedito Netto. O ex-senador Expedito Júnior nega o movimento, mas José Guedes disse que sim.

Pimentel em Goiás

O secretário de Saúde, Williames Pimentel, visita hoje alguns hospitais de Goiânia, para conhecer unidades hospitalares de gestão compartilhada com Organizações Sociais. Mas, informações de quem ocupa um dos leitos lá, a saúde de Rondônia vai bem melhor do que a de Goiás. Williames Pimentel de Oliveira, será acompanhado pelo procurador do Estado de Rondônia, Glauber Luciano Costa Gahyva, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Omar Pires Dias, auditor de Controle Externo,Raimundo Paulo Dias Barros Vieira; técnico de Controle Externo, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues e da coordenadora técnica da Sesau/RO, Renata de Oliveira Santos.

Senado

Colocando em dia os nomes dos pré-candidatos ao Senado Federal por Rondônia. Aluízio Vidal (Rede), Bosco da Federal (Podemos), Expedito Júnior (PSDB), Fátima Cleide (PT), Jaqueline Cassol (PR), Jesualdo Pires (PSB), Miguel Montte (PP), Rafael Claros (sem partido) e Valdir Raupp (MDB).

Pré-candidatos a deputado estadual

Veja aqui a lista de 50 pré-candidatos a deputado estadual

Curso de golpe

O Brasil é o único lugar no Mundo que tem curso de golpe nas universidades federais (algumas, né?). Até as particulares entraram nessa. Uma de Rondônia terá como patrono Michel Temer. Turma Romero Jucá. Aula inaugural com Janaína Paschoal (Um golpe por R$ 45 mil ou seu dinheiro de volta).

Tensão em Candeias

Começa hoje, segunda-feira, 5 de março, no Tribunal de Júri, em Porto Velho, o julgamento dos réus Talisso Souza de Oliveira, Welisson da Silva Vieira, Willian Costa Ferreira, Marcos Ventura Brito, Diego Nagata Conceição e Henrique Ribeiro de Oliveira. Eles são acusados de planejar e assassinar, no dia 18 de março de 2017, Francisco Vicente, o Chico Pernambuco, prefeito do município de Candeias do Jamari. O julgamento ocorrerá nos dias 5 e 8. O prefeito Luis Ikenohuchi (DEM), está apreensivo. O sobrinho dele, Katsumi Ikenohuchi, acusado de ser o mandante, está foragido.

A ex- BBB 18 Jaqueline Grohalski se mudou recentemente para a capital paulista para investir na carreira de cantora. Ela que é modelo e biomédica, subiu ao palco do Villa Mix, em São Paulo, na última quarta-feira, 28, para cantar ao lado da dupla Cleber & Cauan. No palco, a loira, que á natural de Rolim de Moura, Rondônia, mostrou seu talento musical e soltou a voz.

JI-PARANÁ

Em Rondônia o saldo do emprego formal de janeiro fechou com 7.113 novas admissões com carteira assinada, já o número de desligamentos no Estado supera com 7.507. Porto Velho fechou o mês de janeiro com 2.448 novas admissões, superando a queda de empregos que no ano passado chegou a -1.087, já o número de desligamentos de janeiro deste ano superou o de admissões com 2.912. O município de Ji-Paraná com concentração populacional de 130 mil habitantes continua aquecendo os números de novas admissões, fechando o mês de janeiro com 1.229 empregos com carteira assinada. No ano passado a soma de vagas formais foi de 1.121, chegando a colocar o município no ranking entre as 50  cidades brasileiras que mais geraram empregos em 2017. E mais um grande empreendimento vai se instalar em Ji-Paraná: Parceirão Distribuidora de Materiais de Construção, que será construído ao lado da Toyota na BR 364. O prefeito Jesualdo Pires parabenizou ao diretor do Grupo Altair Ortega Martins e equipe pelo empreendimento que terá mais de 15.000 m2 em obras e geração de cerca de 150 empregos.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista

 

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,431FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles