Brinquedoteca é inaugurada na Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, em Porto Velho

0
530

 

Filho de reeducando se diverte com brinquedos durante visita na unidade

Para estreitar os laços entre reeducandos e seus filhos, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) inaugurou a brinquedoteca da Penitenciária Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, em Porto Velho, nesta sexta-feira (9). O local deve ficar aberto um fim de semana ao mês, quando ocorrem as visitas das crianças. Os pais apenados vão poder aproveitar os filhos nesta sexta e no sábado (10).

A inauguração contou com doações de brinquedos e doces, cedidos por parceiros da Sejus. A loja maçônica Estrela Renascente nº 2, a Receita Federal e a Gerência de Reinserção do sistema prisional reuniram os materiais e a Ouvidoria Geral da Sejus com a coordenadora da brinquedoteca, Miriam Moret, realizaram o trâmite de doação e organização, proporcionando o dia de alegria às famílias.

Os pais devem ter um melhor aproveitamento da presença dos filhos, com brinquedos e livros disponíveis para interagir. “Será pelo menos um final de semana ao mês com uma visita de qualidade”, afirmou Marcos Felipe, diretor do Ênio.

Para a família do reeducando Michael Gomes, que tem um filho de quatro anos, o espaço é mais adequado para as visitas. “Não é fechado, está sem grades, é bem melhor”, disse.

A unidade foi a segunda a inaugurar o espaço e proporcionar o atendimento humanizado. Segundo a ouvidora, Célia Maria, o objetivo é expandir o modelo de brinquedoteca para as demais unidades no estado. A Casa de detenção Doutor José Mário Alves, o Urso Branco, foi a primeira unidade inaugurar a brinquedoteca, e neste final de semana também deve receber cerca de 120 crianças no dia de visita aos pais e proporcionar maior qualidade de vida às famílias.

Fonte

Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom – Governo de Rondônia