VÍDEO: Dono da Havan diz que universidades federais ‘formam zumbis e comunistas’ e reitor rebate

0
630

Sinônimo de declarações polêmicas, o empresário Luciano Hang – dono das lojas Havan – reforçou, mais uma vez, sua vocação para viralizar vídeos com falas contundentes e sem papas na língua. Durante inauguração da loja de número 134, em Santa Maria, que passou a funcionar no último sábado, Hang fez críticas às universidades federais públicas, ainda que sem citar abertamente a UFSM. No vídeo de menos de três minutos, que tem circulado em grupos de mensagens de celular, o empresário pede aos seus colaboradores e funcionários “uma salva de palmas para os alunos da faculdade Antonio Menegheti”.

Hang rasga elogios à Antonio Meneghetti Faculdade, que fica na localidade conhecida como Recanto Maestro, em Restinga Sêca – município vizinho de Santa Maria. O empresário intercala elogios à AMF – que leva o nome do italiano Antonio Meneghetti, uma figura controversa e pai da ontopsicologia – e dispara críticas às instituições públicas federais de Ensino Superior:

– Ontem (sexta-feira), eu estive no Recanto Meneghetti, que tem aqui em Santa Maria. E lá está a AMF. E eu quero uma salva de palmas para esses alunos da Faculdade Antonio Meneghetti. Sabe por que ela (faculdade) merece uma salva de palmas? Porque lá eles moldam líderes, eles preparam líderes para tocar esse país. Não é uma faculdade que forma zumbis. Não é uma faculdade em que as pessoas mais estudam e ficam cada vez mais idiotas. Essa (AMF) é uma faculdade diferente.

Hang se mostra maravilhado com a organização e, principalmente, o perfil dos alunos que frequentam a Antonio Meneghetti Faculdade. O empresário afirma que os acadêmicos da AMF são “todos perfeitos”:

– Eu vi alunos organizados, eu vi uma faculdade limpa, sem pichação. Eu vi uma faculdade com alunos bem trajados, cabelinho bem cortado, todos perfeitos. E todos querendo fazer o seu melhor, querendo ser alguém na iniciativa privada.

Vestido de bota, bombacha, chapéu e camisa branca – ornamentada com um lenço verde com o desenho da bandeira do Rio Grande do Sul -, Hang conjectura sobre o que é, no entendimento dele, a função de uma universidade federal:

– Quem ia para as universidades federais, lamentavelmente era e, ainda, são doutrinados para serem zumbis. E para trabalhar dentro do governo e para atrapalhar a iniciativa privada. É para ser contra o empreendedor, para ser contra quem gera emprego nesse país.

“As pessoas normais” e os servidores

O empresário que faz a sua fala ao lado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) – que estava no ato da inauguração oficial da loja – sustenta ainda que “as pessoas normais”, e que não são servidores públicos, precisam “pagar impostos” para manter “esse pessoal”:

– Aí todo mundo acha que pode ser servidor público. E se todo mundo for trabalhar de servidor público, o que acontece? Nós, pessoas normais, não conseguimos pagar os impostos para pagar esse pessoal que fica no governo. Parabéns à AMF que é a faculdade, a universidade dos meus sonhos e dos sonhos de todos os brasileiros. Porque, eu, prefeito, não colocaria meu filho numa universidade pública. Eu não colocaria meu filho numa universidade federal. Porque você pode educar o seu filho. Mas quando ele volta, ele volta um comunista. Não quer trabalhar e quer atrapalhar quem faz, não gosta de trabalhar nem gosta de quem trabalha.

Repercussão

O prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou a fala do empresário, avaliou a declaração do Luciano Hang como “extremamente infeliz”:

– Foi uma fala extremamente infeliz. Sou formado pela UFSM e com muito orgulho. Fiquei chateado e constrangido. Espero, quando voltar a vê-lo, ter a oportunidade de dizer isso pra ele.

Do lado da UFSM, o reitor em exercício, Luciano Schuch, classificou as falas como “agressivas, provocativas e desnecessárias”:

– Não havia porque disso. Foi um ataque aos nossos 28 mil alunos. Sem dizer que foi uma fala agressiva, infeliz e desnecessária. Isso reflete a mentalidade de quem não sabe o papel e a relevância da UFSM para Santa Maria e região.

Em agosto, na sua conta no Twitter, Luciano Hang fez um post direcionado à UFSM. Nele, ele diz “fiquei impressionado que uma cidade com 300 mil habitantes ter um orçamento de R$ 780 milhões/ano, para saúde, educação, segurança, infraestrutura… E a Universidade Federal de Santa Maria tem um orçamento de R$ 1,3 bilhão para 40 mil alunos. Tem algo errado?”

Fonte: Diário de Santa Maria