Vacina contra a Covid-19 atrasa, mas chega a RO e distribuição aos municípios começa ainda hoje

0
158
Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chega em Rondônia — Foto: João Antônio Alves/CBN Amazônia

Demorou, mas chegou! Com cinco horas de atraso, o avião que transportava as vacinas vindas de São Paulo, incialmente previstas para chegarem as 5h desta terça-feira (19/01), aterrissou na Base Aérea de Porto Velho perto das 10h. Rondônia foi um dos últimos estados a receber a vacina.

Aproximadamente 50 mil doses da vacina foram entregues para imunizar a população de Rondônia, prioritariamente os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente da Covid-19.

Conforme o Plano Nacional de Vacinação, os grupos prioritários a serem vacinados são trabalhadores da saúde que estão da linha de frente da Covid-19, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), e as populações indígenas e quilombolas.

Avião com o primeiro lote das vacinas contra Covid-19 chegam em Rondônia — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

A imunização acontecerá em duas doses, no intervalo de 14 dias.

Os primeiros vacinados em Rondônia serão Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James que é enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.

Após chegada do lote, as doses de vacinas serão transportadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em Porto Velho.

Em seguida, haverá a distribuição para os cinco Centros Regionais de Rede de Frio localizadas nos municípios de Ariquemes, Ji Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, que por sua vez, devem fazer a distribuição aos seus municípios de abrangência, fazendo chegar assim às 52 cidades do Estado.

Nesta terça-feira, às 11h30 da manhã, a prefeitura de Porto Velho abre a Campanha de Vacinação no Município. O evento acontece no Samu.

Fonte: Mais RO