Médica, enfermeiro e indígena são os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Rondônia

0
284
Primeira vacinada contra Covid-19 em Rondônia — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Dois profissionais de saúde da Rede Pública que atuam no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e um indígena foram os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira, ainda na Base Aérea de Porto Velho.

O secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo, aplicou a primeira dose da vacina na médica Karina Zingra, que era voluntária e foi contratada para trabalhar na linha de frente da pandemia. Em seguida foram vacinados o indígena Elivar Karitiana e o enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Márcio James.

Foto: Reprodução Rondoniaovivo

Karina é natural de Porto Velho e disse que foi surpresa ter sido convidada para ser uma das primeiras a ser vacinada. James tem 45 anos, se formou em 2012 e trabalha na Astir, Cemetron e Hospital de Campanha.

Rondônia foi um dos últimos estados brasileiro a receber a vacina. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 (10h50 horário de Brasília) desta terça-feira (19). Ainda não há previsão do envio de um novo lote.

Foto: Reprodução Rondoniaovivo

A vacinação acontecerá em duas doses, no intervalo de 14 dias.

Plano estadual de vacinação

As primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Rondônia serão as que fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. Os grupos foram divididos em quatro fases:

  • Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.
  • Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.
  • Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.

Fonte: Mais RO