Unidades de Acolhimento da Prefeitura realizam confraternização de final de ano

0
966

O Serviço de Acolhimento Institucional – SAIN  da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Porto Velho – Semas, realizou confraternização de final de ano nesta quinta-feira (17), na sede da Associação dos Oficiais de Justiça – ASSOFJR , situada no bairro Floresta, à Rua Taquara esquina com Rua Anari.

 O SAIN constitui um serviço da proteção social especial de alta complexidade da política de assistência social que presta atendimento a crianças e adolescentes que foram excepcional e temporariamente afastados de sua família e comunidade de origem.


A Semas atualmente possui 04 (quatro) Unidades de Acolhimento Institucional: Unidade de Acolhimento Institucional Lar do Bebê (para criança de 0 a 7 anos incompletos), Unidade de Acolhimento Institucional Cosme Damião (para crianças de 7 a 12 anos incompletos); Unidade de Acolhimento Institucional Casa Moradia (para adolescentes do sexo feminino de 12 a 18 anos incompletos), Unidade de Acolhimento Institucional Casa da Juventude (para adolescentes do sexo masculino de 12 a 18 anos incompletos).

 Outra atribuição desse serviço socioassistencial, que merece destaque, e está ligado a proteção integral, refere-se ao trabalho empreendido para garantia da convivência familiar e comunitária. Considerando a brevidade da medida protetiva de acolhimento, a equipe técnica desse serviço atua na perspectiva de retorno da criança à sua família de origem e/ ou extensiva, ou colocação em família substituta.


O evento de confraternização das unidades de acolhimento  da Prefeitura também faz parte do projeto “Apadrinhando uma História” que é  um serviço da Assistência Social que tem por objetivo sensibilizar e captar pessoas e instituições com interesse e disponibilidade de tornarem-se ‘padrinhos e madrinhas’ de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, cujos vínculos com as famílias de origem encontram-se total ou parcialmente rompidos e que estejam numa faixa etária avançada, além de algumas conformidades e com reduzidas possibilidades para inserção em família substituta.

 A confraternização começou às 9 horas estando a disposição dos participantes uma área arborizada, organizada,  com piscina, campo de futebol e quadra de areia. As crianças se divertiram na piscina,  pula-pula, piscina de bolinha, banda de música e vários outros brinquedos de mesa. A festa contou também com a animação e brincadeiras do Grupo Animadores PVH que levou sua trupe para animar a garotada. A todos os participantes foi servido churrasco como almoço.

 O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, não pode está presente na confraternização do SAIN – Semas devido compromisso anteriormente assumido no distrito  de Jaci-Paraná\Porto Velho  mas, mandou por sua assessoria,  uma mensagem de Feliz Natal e Próspero Ano Novo à equipe do SAIN pela dedicação com que realizam esse trabalho  de fundamental importância pra nossa sociedade.

Texto e fotos | Adaides Batista