Txai Suruí descarta candidatura, mas o pai Almir avalia sair pela Rede a deputado federal

0
183

Mesmo com ascensão após discurso na COP26, a jovem diz que não é o momento de entrar na vida política

Duas das mais importantes lideranças indígenas atuais, Almir Suruí e Txai Suruí foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (29).

A empresária Luana Genot quis saber dos dois se há uma possibilidade de candidatura nas eleições do ano que vem. A jovem descartou uma disputa por uma vaga no Congresso, mas garantiu apoio a pessoas que defendem as causas dos povos indígenas e do meio ambiente.

“Não irei me candidatar. Acho que não é o momento. Mas a Articulação dos Povos Indígenas (Apib) vai lançar várias candidaturas indígenas. É muito importante a gente pensar no cenário político que se aproxima, pois ele trás consequências drásticas para nosso país”, disse ela.

Txai ainda defendeu a diversidade dentro do Congresso e a inclusão de mais mulheres, pessoas negras, indígenas e jovens. Além disso, pediu para toda a população atuar politicamente no país e não limitar esse papel aos candidatos.

Almir não abriu mão de se candidatar para uma vaga no Congresso, mas não mostrou um planejamento para as eleições de 2022.

“A gente não pode descartar um espaço público. Política é esse espaço. As pessoas podem expor sua opinião e mostrar como pensam. Se nós estamos falando que o Congresso não está representando o que o Brasil é, porque não? Mas é importante saber o apoio que irei receber dos partidos”, explicou. Almir Suruí é filiado à Rede Sustentabilidade, da ativista Marina Silva.

Assista ao trecho completo:

 

 

Fonte: TV Cultura