Tempo livre: como exercitar a criatividade fazendo vídeos

A pandemia de Covid-19 forçou uma brusca mudança na rotina brasileira. Dentre as alterações, como meios de trabalho e vida social, algumas chamam a atenção: cerca de 40% dos cidadãos afirmaram que o tempo livre aumentou durante este período, enquanto houve crescimento de 91% do tempo que os brasileiros assistem ao YouTube.

Esse aumento acompanha a estatística levantada em 2020, que apontou que em nosso país, mais de 500 horas de conteúdo por minuto foram postados no site.

O Youtube hoje tem mais de 105 milhões de usuários brasileiros, sendo a plataforma de vídeos que mais cresceu no país em 2020, a frente de streamings como o Netflix, por exemplo.

 

Estes estudos e estatísticas do Youtube mostram que, no crescente tempo livre, não só se consumiu mais conteúdo no Brasil, como se passou também a produzir material.

 

Se você é uma das pessoas que compõem estes dados, separamos algumas dicas para unir o útil ao agradável e te inspirar a usar o tempo livre para criar vídeos e contribuir com milhões de espectadores que anseiam por novos conteúdos.

Como usar o tempo livre para isto?

Você pode começar utilizando os recursos que já estão disponíveis:

  • Assunto: São infinitas as possibilidades e ideias de assunto ou roteiro para o seu vídeo. Você pode ser a figura principal, compartilhando seu dia a dia, algum serviço, habilidade especial ou ensinando alguma coisa, como um tutorial. Pode usar as pessoas que vivem com você, ou seus animais de estimação que fazem truques fofos.

 

  • Cenário: Se o seu vídeo não acontecer por acaso, com algum evento inesperado, por exemplo, o ideal é planejar onde será feito. Com o assunto definido, fica mais fácil pensar no ambiente em que será gravado. Pode ser em casa, num lugar mais iluminado ou na rua em plano mais aberto.

 

  • Câmera: As configurações de câmera do seu próprio smartphone, provavelmente oferecem as ferramentas necessárias para vídeo, como controle de ruídos, estabilidade, enquadramento, etc. Limpe bem o visor, use as ferramentas e aperte o play.

 

  • Microfone: Assim como uma boa imagem, a captura de áudio é fundamental para a qualidade do seu vídeo. Se for um material narrado, use o microfone do seu aparelho e garanta que não haverá ruídos para não sofrer com o resultado no momento da edição.

 

Se tem vídeo, tem edição

Independente do conteúdo que você queira criar, de onde será postado ou de quantas pessoas estejam envolvidas na produção, há um denominador comum em todos os vídeos: o processo de edição. Para começar a aproveitar o tempo livre investindo neste novo conhecimento, você não precisa gastar dinheiro. Existe editor de vídeo online, gratuito, inclusive para dispositivos móveis. Esse ponto é importante, pois a maioria dos vídeos consumidos em plataformas, são curtos, portanto eventualmente cortes e transições serão necessários nas suas produções.

 

Além disso, este crescimento evidenciou que o profissional de audiovisual pode atuar em várias frentes, como streamings, plataformas, emissoras e agências.

 

Benefícios

Hoje quem busca ingressar na área pode fazê-lo em seu tempo livre, pois há muito conteúdo  disponível grátis nas redes e conta ainda com algumas vantagens presentes em poucos ofícios:

 

  1. Versatilidade
    Ao trabalhar com edição de vídeos, pode-se atuar desde o cinema à publicidade, com clientes diversificados e múltiplas formas de se receber.
  2. Liberdade geográfica

A pandemia instituiu a normalidade do home office, porém profissionais desta área historicamente sempre tiveram jornadas de trabalho particulares.

  1. Ingresso rápido
    Não é obrigatório um curso superior para atuar com edição de vídeos, existem muitos cursos que podem formar um editor de vídeo pleno.
  2. Criatividade como ganha-pão

Todos os dias você usará sua criatividade, mente artística e capacidade análitica de diferentes formas para se obter um resultado

 

Características

Uma vez podendo trabalhar com diferentes segmentos, o profissional que faz as edições de vídeo precisa ser adaptável, pois pode se ver simultaneamente em projetos bem distintos. Especialistas já apontam que a profissão de editor de vídeo é uma das grandes apostas para o futuro, de forma que será uma das principais nos anos que estão por vir.

Um mercado em crescimento meteórico sem precedentes, oportunidades em vários segmentos com a mesma profissão, cuja formação pode ser menos custosa do que uma convencional.

Aproveite seu tempo livre e não perca a chance de aprender agora uma profissão que pode mudar a sua história.

FONTES

 

 

 

 

 

Facebook Comments