Superintendente vai à FUNASA para compor o Complexo Federal em Saúde de Rondônia

0
386

 

O Superintendente do Ministério da Saúde, Sid Orleans, iniciou na manhã de ontem as tratativas com o Coordenador da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia – FUNASA/RO, Sr. Dejones Nascimento da Silva, bem como técnicos daquela Instituição e do Ministério, para apresentar o interesse em inaugurar o Complexo Federal de Saúde no Estado, unindo em um mesmo prédio, o Ministério e a sua tão respeitada autarquia, a FUNASA recriada recentemente.

Conforme o Superintendente, o Ministério da Saúde já tinha se posicionado em 2022 no sentido de ocupar parte do prédio da FUNASA por meio de um Termo de Cessão de Uso assinado entre as partes, situação esta paralisada com a extinção da FUNASA ocorrida no início do ano de 2023.

A ideia do Ministério da Saúde em Rondônia em compartilhar espaços federais é trazer economia ao erário público, tendo em vista que o MS em Porto Velho funciona em imóvel alugado, situado na avenida Campos Sales desta Capital.

O chefe da pasta da saúde federal em Rondônia explica que além de trazer economia ao erário, facilitará o processo de comunicação e gestão das pastas federais MS/FUNASA, juntamente com Secretários Estadual e Municipais de Saúde.

“A Fundação Nacional de Saúde está localizada num espaço privilegiado próximo à avenida Governador Jorge Teixeira e praticamente defronte aos principais estabelecimentos de saúde do estado, tais como o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, a Policlínica Oswaldo Cruz, a Fhemeron e o LEPAC. Muitos secretários nos procuram para resolver as suas pendências, tanto do Ministério quanto da FUNASA, então eu acredito que essa parceria trará benefícios todos, inclusive para o servidor, vinculado ao SIASS/FUNASA, porque queremos instituir um espaço de saúde do trabalhador público federal, para práticas de atividades que tragam para todos qualidade de vida e satisfação laboral”, comenta Orleans.
Segundo informações oficiais, Sid garantiu em Brasília, ainda no final do ano passado, recursos para reforma de toda a FUNASA/RO.