Aprenda o que checar no carro antes de pegar a estrada e viaje em segurança alguns itens são simples e você mesmo pode verificar.

Quem dirige sabe que pode viver algumas situações estressantes, como o trânsito parado e alguns motoristas que não respeitam os demais.

Apesar de poder evitar alguns problemas, outros podem ser prevenidos. Veja o que é preciso checar no carro antes de pegar a estrada e não seja pego de surpresa.

  1. Revisar a água

Antes de pegar a estrada não esqueça de revisar o nível de água do radiador. É ela que ajuda a manter o motor frio e evita o superaquecimento.

Esse procedimento não leva nem um minuto, mas lembre-se de fazer a checagem com o carro frio, caso contrário, a tampa do reservatório estará muito quente.

  1. Checar o óleo

O óleo evita que o motor de desgaste e apresente problemas, por isso, deve ser mantido em um nível adequado e trocado periodicamente quando se atinge uma determinada quilometragem.

Veja no manual do veículo quando as trocas devem ser feitas, mas leve o carro ao mecânico para que ele faça o procedimento e veja se o óleo está em boas condições.

  1. Checar os freios

Os freios são essenciais para garantir que faça uma viagem tranquila e segura, pois permitem que desacelere e pare quando necessário.

Peça para que o mecânico verifique os freios e se as pastilhas ou discos estiverem gastos, faça a substituição imediatamente.

  1. Confirmar se o seguro auto está em dia

Além de verificar cada item do carro, é preciso conferir se o seu seguro auto está em dia e dentro da vigência.

Se mesmo após adotar todos esses cuidados tiver algum problema, poderá contar com o seguro do automóvel para te socorrer no meio da estrada e garantir que possa seguir sua viagem com mais tranquilidade.

  1. Realizar o alinhamento e balanceamento

Para que o carro não fique puxando para o lado e aumente o risco de acidentes, ele deve estar bem alinhado.

Sempre que o pneu for trocado ou sentir que o carro não está respondendo bem à direção, faça esse procedimento, não apenas antes de pegar a estrada.

  1. Checar as luzes no geral

Verifique se a luzes do painel estão todas funcionando, pois elas podem ser indicadores de problemas e ajudar a prevenir acidentes.

Além disso, cheque se as luzes de freio, lanterna e farol estão em pleno funcionamento.

No caso do farol estar queimado, pode resultar em uma multa, pois o seu uso é obrigatório nas rodovias federais até mesmo de dia.

  1. Verificar pneus e estepe

Veja no manual do veículo como deve ser feita a calibração dos pneus e encha até o nível indicado.

Isso pode ser feito em um posto por você mesmo.

Verifique também as condições que eles se encontram, pois não devem estar carecas. Por isso é preciso analisar se as ranhuras ainda estão profundas e garantem boa aderência ao solo.

Depois de checar no carro todos os itens antes de pegar a estrada, poderá viajar sem preocupações e curtir a paisagem.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Facebook Comments