Próximos de encerrar as expectativas de 4 anos dos vilhenenses pela aquisição de um tomógrafo, o prefeito Eduardo Japonês e a deputada estadual Rosângela Donadon puderam comemorar o empenho do recurso de mais de R$ 1,5 milhão para a aquisição do moderno equipamento.

“O recurso foi empenhado no dia 19 de junho, na semana passada. Agora o processo segue para análise na auditoria, de lá  será encaminhado para a Procuradoria Geral do Município. Na sequência mandaremos para a empresa assinar o contrato. Esse processo deve demorar poucos dias”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

Previsto em edital , depois de assinado o contrato, a empresa terá 120 dias para instalar o aparelho no Hospital Regional de Vilhena. De acordo com a coordenadora de serviços administrativos e processuais da Procuradoria, Célia Cristina da Silva, o tempo disponível para o contrato é suficiente para que a empresa cumpra a entrega normalmente, sem contratempos, nem atrasos.

“Os pedidos por tomógrafos em Vilhena começaram há mais de 4 anos, inclusive a deputada foi uma das que exigiu isso do Estado. Através de sua emenda, que terminou de ser depositada para nós em novembro de 2018, conseguimos realizar essa licitação e aquisição tão importante. Dentro em breve o aparelho já estará funcionando aqui em Vilhena”, garante o secretário de Saúde, Afonso Emerick.

HISTÓRICO – Em 2015 os deputados estaduais interrogaram o secretário de Estado de Saúde da época apontando a falta de tomógrafos em vários pontos do Estado, inclusive Vilhena. Já em 2016 a deputada cobrava também o Governo do Estado para a implantação do aparelho em Vilhena. A Sesau (Secretaria de Estado de Saúde), se comprometeu, em maio daquele ano, que realizaria uma licitação para tanto, conforme divulgado pela Assembleia Legislativa.

Rosangela destinou emenda para a aquisição do aparelho no ano seguinte. Assim, em março de 2017, em reunião com o Governo, a deputada recebeu a promessa de que a emenda seria paga “o quanto antes”. Contudo, a primeira parcela, de R$ 500 mil, foi depositada na conta da Prefeitura apenas um ano e quatro meses depois, em 5 de julho de 2018. Na sequência, as outras duas parcelas de igual valor foram pagas em setembro e no fim de novembro de 2018.

Só em 18 de dezembro de 2018 que a Sesau informou via documento a definição do prazo de vigência do convênio. Após a Prefeitura entrar em contato com a Secretaria, ficou definido que o prazo final máximo para execução será março de 2020. Tempo de sobra para a entrega e instalação do aparelho Canon Multislice Aquilion Light (foto), já licitado, o que deve acontecer ainda neste ano.

Fonte: Semcom

Facebook Comments