Pimenta neles! TRE-RO mantém decisão da direção nacional do PT de coligação com PSOL e candidatura ao Senado

0
773
Fátima Cleide com Pimenta de Rondônia (PSOL) e Paulo Benito


 

Em decisão unânime Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) entendeu que o PT de Rondônia está impedido de coligar com outras legendas, tendo ficado registrada na ata do julgamento que isso se dá em razão do “descumprimento pelo órgão de direção estadual de diretriz legitimamente estabelecida pelo órgão de direção nacional”. A decisão da Executiva Nacional havia proibido o PT local de se coligar com outras legendas que não fosse o PSOL e o PC do B.

A decisão do TRE representa, na prática, o fim das pretensões da Executiva Estadual do PT de ingressar na coligação capitaneada por Acir Gurgacz ao governo, decisão que tinha forte oposição entre a militância em função da presença de parlamentares que votaram a favor do impeachment de Dilma, além de aprovarem a Reforma Trabalhista e a Terceirização, que estão nesta mesma coligação.

Outras críticas dos militantes petistas que se opunham à união com Acir é a de que não haveria palanque para candidatura de Lula no Estado, o partido não teria cargo majoritário e perderia um valioso tempo de TV e Rádio da propaganda eleitoral para defender o projeto do partidário. Com a decisão do TRE fica estabelecido a validade da coligação “Sem Medo de Ser Feliz PT-PSOL”, com Pimenta de Rondônia ao Governo, Paulo Benito de vice e Fátima Cleide ao senado, além das nominatas de deputados estaduais e federais.

Com a decisão desta terça, os juízes eleitorais validaram o ato da Executiva Nacional petista que determinou a candidatura própria ao Senado e a coligação com PSOL. Há ainda outras questões pendentes de julgamento, mas a decisão do TRE de estabelecer desde já o tempo de propaganda eleitoral para a coligação PT-PSOL, além de julgar por unanimidade que houve “descumprimento pelo órgão de direção estadual de diretriz legitimamente estabelecida pelo órgão de direção nacional”, na pratica inviabiliza a coligação com Acir.

Ibope

A coligação do PSOL com o PT já deixou Pimenta de Rondônia otimista que poderá chegar perto do segundo turno. Ele ficou em quarto lugar. E nem começou a campanha na TV ainda.

Autor: MaisRO.

Facebook Comments