Pesquisa para deputado estadual aponta tendência de renovação em Rondônia

0
1604

PORTO VELHO-Fazendo uma leitura da última pesquisa do Instituto Phoenix para deputado estadual em Rondônia, pode-se observar uma tendência de renovação, com poucas reeleições. Apesar de que pesquisa para estadual seja muito pulverizada, isto é, muitos nomes citados num universo de 1503 pesquisados nesta sondagem, os nomes que são apontados já podem comemorar, pois se trata de uma pesquisa com citação espontânea. É claro que alguns nomes bons de votos, de políticos experientes, não aparecem nesta pesquisa como o do ex-vereador Sid Orleans (PT), mas isso não quer dizer que ele não será eleito. Há muita água para rolar por debaixo da ponte do rio Madeira. O PT está na onda, e o nome de Hermínio Coelho, por exemplo, aparece na pesquisa com boas chances de eleição.

Os nomes de ponta desta pesquisa espontânea são os de políticos com mandato como Alex Redano (Republicanos), que aparece em primeiro. Também, pudera. É o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e está exposto na mídia 24 horas por dia, sete dias por semana e 30 dias por mês.

O curioso desta pesquisa foi o nome do ex-senador Expedito Júnior (PSD) aparecer entre os mais citados pelo eleitor. Porém, ele é cotado para o Senado e dificilmente se candidataria à deputado estadual.

Vereador Fogaça

O nome do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos), aparece com destaque entre os quinze primeiros colocados, o que é motivo para comemoração do jornalista empreendedor que já foi eleito duas vezes para a Câmara Municipal de Porto Velho.

Entre os 20 mais citados pela pesquisa espontânea, está o deputado de primeira viagem, Eyder Brasil (PL), foto, que eleito pela onda bolsonarista, tem conseguido manter o nome em evidência pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura, esporte e segurança pública. Eyder é um forte candidato à reeleição, dentre os 24 deputados com mandato atualmente.  O parlamentar lançará dia 18 de junho a candidatura dele à reeleição.

Bosco da Federal (PL) que recentemente foi nomeado para gerenciar a transposição de servidores para o quadro federal, também aparece nesta pesquisa, sendo citado espontaneamente.

A pesquisa foi realizada de 16 a 20 de maio, e registrada sob o número 235/2022, TRE-RO.