PADRE TON DIZ QUE PODER ECONÔMICO “SUFOCA” NOVAS LIDERANÇAS NO PAÍS

0
472

padrertonn

O candidato ao governo de Rondônia, deputado federal Padre Ton, reuniu-se ontem (13) com alunos da Escola Família Agrícola (EFA) Chico Mendes, localizada na linha 160, município de Novo Horizonte, quando defendeu apoio e investimentos para essa modalidade de instituição, e ao falar sobre o debate que a Igreja Católica e instituições como a OAB estão fazendo sobre a reforma política disse que o “poder econômico está sufocando” o surgimento de novas lideranças no país.

“Muitas vezes nós temos pessoas de qualidade para assumir cargos políticos, mas o modelo eleitoral que temos hoje não permite que pessoas com menos poder econômico consigam se eleger. Os cargos são definidos através do dinheiro. Este sistema está sufocando o surgimento de novas lideranças em todo o país”, disse Padre Ton, em defesa da reforma política, essencial para equiparar as campanhas.

Padre Ton registrou a importância da juventude exercer sua cidadania, através do voto, ressaltando a necessidade do voto consciente para a construção de uma educação com mais qualidade.

Sobre a importância das Escolas Famílias Agrícolas, O candidato lembrou que quando foi prefeito de Alto Alegre dos Parecis apoiava as ações da EFA, atitude que manteve ao se eleger deputado federal.

A falta de investimentos nas seis Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de Rondônia pelo governo do Estado foi uma preocupação do deputado Padre Ton durante todo o mandato. Ele esteve com o governador e fez gestões para que fosse garantido o pagamento da bolsa assegurada por lei a 810 alunos, mas isso não ocorreu.

A EFA Chico Mendes atende 173 alunos de 16 municípios, em regime de semi-internato com cursos profissionalizantes a nível técnico.

Aluna da escola agrícola há 4 anos, Leidiane Cleres, 18 anos, disse que a escola não tem condições de admitir mais alunos porque o espaço ficou pequeno e não houve reforma ou adaptação. A aluna disse ainda que os professores estão recebendo uma ajuda de custo de R$ 500,00.

Leidiane destacou que esse valor só é possível graças a ajuda dos pais, e muitos não tem condições de manter a doação. “Desta escola vão sair alunos que poderão revolucionar a agricultura em nosso estado, através do aprendizado que estão tendo aqui. Por isso eu peço aos nossos políticos que olhem com mais carinho para nossa escola para que novos alunos possam dar sequência aos estudos técnicos na Escola Família Agrícola”, disse a aluna.

O candidato a deputado estadual Marcio Mateus também participou da reunião.