sábado, maio 21, 2022
InícioCidadesÉtica: afinal, o que é e para que serve?

Ética: afinal, o que é e para que serve?

eticaEsta semana, em entrevista ao Amazônia Brasileira, o jurista Luiz Flávio Gomes ao falar sobre a questão da impunidade no Brasil, afirmou que, culturalmente, nos falta como brasileiros uma ética mais apurada e equânime ao lidar com as questões ligadas à corrupção. Afirmou que somos intolerantes com os pobres e seus delitos e condescendentes com os ricos, que não só praticam crimes como os repetem, muitas vezes respaldados pela sociedade, como no caso de alguns políticos cujo passado não é exatamente um exemplo de lisura e que são reeleitos eleição após eleição.

No Amazônia Brasileira desta segunda-feira (19), o professor Clóvis Filho faz uma análise dessa questão sob a ótica filosófica e do estudo da ética, falando sobre as razões que nos levam, como sociedade, a nos comportar como algozes dos desfavorecidos e “mantenedores” de poderosos que, usando o poder a eles por nós conferido, roubam essa mesma sociedade que os protege.

Para ouvir a entrevista com professor Clóvis Filho, às 8h, desta segunda-feira (19), sintonize 11.780KHz ou 6.180KHz ou ouça por aqui.

Por que agimos assim? Quanto nossos pequenos delitos do cotidiano têm a ver com esse comportamento? Seriam esses sujeitos de recorrente falta de ética em casos grandes e escandalosos, uma “justificativa”, uma “liberação”, para pequenos delitos cotidianos dos cidadãos, como parar na vaga do idoso sem sê-lo, furar a fila, propor uma propina ao policial para fugir de uma multa de trânsito? Podemos nos reinventar como nação e povo, apesar das raízes da nossa história?

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 8h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Com informações da EBC

Produtor
Beth Begonha
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments