mand1Neste domingo, 21h15, o nível do rio Madeira atingiu 20,30 metros em Abunã, região que dá o tom da enchente em Porto Velho. O nível do rio Madeira na capital registra agora a noite a marca de 13,99, ou seja, quase 14 metros acima do nível mas, dentro da normalidade.

Abunã: 20,30 metros...
Abunã: 20,30 metros…

A preocupação de uma nova cheia tem sido motivo de reuniões com autoridades acrianas e rondonienses. N ano passado, a cheia do rio Madeira deixou o Acre isolado do resto do país e trouxe ainda uma série de prejuízos, entre eles: o desabastecimento geral do comércio e a escassez de alimentos e gêneros de primeira necessidade. O meteorologista Luiz Alves dos Santos Neto, que responde pela Divisão de Meteorologia e Climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia – Centro Regional de Porto Velho (SIPAM-CRPV-RO), disse que,  apesar das condições climáticas desfavoráveis, uma vez que estão previstas chuvas acima da média para a região, a ocorrência de uma nova cheia é inevitável, porém não se assemelha a enchente ocorrida no ano passado, que atingiu níveis históricos (19,42 m). Para este ano, a repetição do mesmo nível não faz parte do cenário metereológico atual, nem pro rio Acre, tampouco para o Madeira, contrariando as informações divulgadas anteriormente.

Segundo o meteorologista, os rios podem encher, sim, e causar alguns transtornos, mas embora a preocupação seja real, o Sipam informou que continua com o trabalho diário e constante de monitoramento – em conjunto com órgãos parceiros – na emissão de boletins meteorológicos e hidrológicos com o objetivo de informar a sociedade em geral e as autoridades, com bastante antecedência, e, assim, diminuir os prejuízos que uma cheia possa ocasionar.

Mais RO com Ac 24 horas

Facebook Comments