ENCONTRO REÚNE GESTORES ESCOLARES DE TODO O ESTADO

Governador Confúcio Moura fez a abertura do encontro, na noite de sexta-feira
Governador Confúcio Moura fez a abertura do encontro, na noite de sexta-feira

Diretores escolares e coordenadores regionais de Ensino de todo o Estado participam do Encontro Regional de Gestores 2014, em Ji-Paraná. O evento foi aberto na noite de sexta-feira (31) pelo governador Confúcio Moura e pelo secretário de Estado da Educação, Emerson Castro. O encontro tem o objetivo de fortalecer o pacto pela educação em Rondônia, firmado pelos gestores, e alinhar o planejamento pedagógico para este ano. A palestra de abertura foi feita pelo educador, escritor e consultor Cláudio Moura Castro, da Consultoria Falconi.

O governador Confúcio Moura ressaltou a importância do trabalho dos gestores para a qualidade da educação de crianças, jovens e adultos. Diretores de escolas e coordenadores de Ensino são os principais responsáveis pelo bom andamento da execução de projetos idealizados também pelos professores para o aprendizado dos estudantes.

Secretário da Educação, Emerson Castro, agradece ao governador apoio à  pasta da SEDUC
Secretário da Educação, Emerson Castro, agradece ao governador apoio à pasta da SEDUC

Para o secretário Emerson Castro, reunir todos os gestores escolares e os coordenadores é um passo importante para que os projetos e atividades em execução nas escolas tenham continuidade, além de os profissionais poderem interagir, conhecer realidades diferentes e partilharem experiências.

Aproximadamente 500 pessoas participam do encontro, entre diretores de escolas, coordenadores regionais de educação e técnicos da Seduc.

Secretária adjunta de Educação entrega Referenciais à coordenadora de Rolim
Secretária adjunta de Educação entrega Referenciais à coordenadora de Rolim

Referenciais Curriculares

O segundo dia do Encontro de Gestores foi aberto pela gerente de Educação, Rute Carvalho. A gerente relatou os desafios que houve para a produção dos Referenciais Curriculares de Rondônia, que foram construídos com a participação de educadores de todo o Estado. Os referenciais trazem as diretrizes de ensino para toda a rede pública estadual. Rute Carvalho ressaltou a participação coletiva na construção dos referenciais.

Presente no evento, o governador Confúcio Moura foi citado como um incentivador dos Referenciais Curriculares de Rondônia, documento importante para a educação. O governador e a secretária adjunta de Educação, Marionete Sana Assunção, fizeram a entrega dos referenciais para os 13 coordenadores regionais de Educação do Estado. Os Referenciais Curriculares estão disponíveis aqui.

Após a entrega dos referenciais, a consultora Isabela Lanna Murici, da Falconi Consultoria, fez uma breve apresentação sobre gestão para resultados na educação. Isabela pontuou os critérios para uma boa gestão: planejar, executar, verificar e agir; e ressaltou que as metas devem ser estabelecidas com métodos.

Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia fala sobre gestão escolar
Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia fala sobre gestão escolar

Prestação de contas

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado Omar Pires Dias palestrou sobre gestão escolar, desde o planejamento até a prestação de contas. Dias lembrou aos gestores que é necessário ter planejamentos orçamentário e financeiro, com o cuidado de planejar somente o que é, de fato, executável.

Segundo o conselheiro, planejamento é o alicerce da gestão. Na educação, os principais instrumentos de planejamento são o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas e o Planejamento Anual. “Gestão democrática começa pelo planejamento participativo”, afirma Omar Pires.

O Encontro de Gestores será encerrado no final da manhã de domingo, dia 2.

Texto: Marcela Ximenes
Fotos: Quintela

Facebook Comments