Eleição em Candeias do Jamari: confira as orientações para a votação

0
80
Quase três em cada dez eleitores aptos a votar em Rondônia não foram às urnas no primeiro turno das eleições 2020. — Foto: Igor do Vale/G1

Neste domingo (9), os eleitores de Candeias do Jamari retornarão às urnas para eleger o novo prefeito e vice-prefeito da cidade, com os mandatos válidos até o fim de 2024. A votação ocorrerá das 8h às 17h, com a apuração dos resultados logo em seguida.

Foi necessário convocar nova eleição direta em Candeias do Jamari após o então Prefeito (Sr. Valteir Geraldo Gomes de Queiróz) e o Vice-Prefeito de Candeias do Jamari (Sr. Antônio Onofre de Souza) terem seus mandatos cassados pela Câmara de Vereadores, respectivamente nos meses de julho e novembro de 2023. Cumprindo o que determina a Lei Orgânica do município de Candeias, o TRE-RO decidiu por uma nova eleição direta (por voto popular) durante a 13ª Sessão Ordinária, realizada em 20 de fevereiro de 2024.

Candidaturas aprovadas e urnas prontas

Veja aqui as candidaturas e partidos concorrentes aos cargos, que terão validade até o fim de 2024.

A Justiça Eleitoral preparou 76 urnas eletrônicas, entre seções e contingências, e capacitou mais de 450 voluntários, entre mesários, monitores, técnicos de urnas e demais auxiliares para a recepção dos eleitores e coordenação dos trabalhos.

Quem pode votar

Um total de 18.380 eleitores estão aptos a participar, sendo aqueles que estavam regulares com a Justiça Eleitoral até 10 de janeiro deste ano, quando o cadastro municipal foi encerrado para a preparação da eleição suplementar.

A situação eleitoral e o local de votação deve ser feita com antecedência pelo aplicativo e-Título, disponível para iOS e Android, ou no site do TSE.

Onde votar e o que levar

A eleição em Candeias do Jamari contará com 64 seções eleitorais distribuídas em 12 locais de votação. Veja a lista de locais de votação publicada pelo TRE-RO.

No dia da eleição, quem fez o cadastramento biométrico e possui o e-Título no smartphone poderá apresentá-lo como comprovante de identidade. Os demais eleitores devem levar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

Transporte gratuito de eleitores da zona rural pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral em Rondônia oferecerá o transporte gratuito às eleitoras e eleitores da zona rural de Candeias do Jamari, durante todo o domingo da votação. Os trajetos seguirão as mesmas rotas do transporte escolar regular do município. O quadro completo de horários e itinerários foram já foi publicado e pode ser acessado aqui.

Dúvidas e denúncias

Em caso de dúvidas ou denúncias, os eleitores podem entrar em contato pelo telefone 0800 148 0148 ou pelo WhatsApp 69 3211-2148. Haverá plantão de atendimento até sexta-feira (7), de 8h às 18h, no sábado (8), das 8h às 20h, e no domingo (9), das 7h às 17h.

Obrigatoriedade do voto

O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 69 anos. A participação é facultativa para pessoas analfabetas, jovens de 16 e 17 anos e para aqueles com 70 anos ou mais. Eleitores que não estiverem no município poderão justificar a ausência pelo e-Título, utilizando a função de geolocalização do aplicativo, ou através do Sistema Justifica, no prazo de até 60 dias após a eleição.

Preferência na fila

Pessoas com mais de 60 anos, com deficiência e seus acompanhantes, enfermos, obesos, gestantes, lactantes e com crianças de colo têm preferência na ordem de votação.

Candidatos, promotores eleitorais, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço também têm prioridade. Idosos com mais de 80 anos têm preferência sobre todos os demais.

Fiscalização e segurança garantidas

Assim como em todos os pleitos eleitorais, a Coordenação de Segurança das Eleições (COSE) do TRE-RO atuará preventiva e repressivamente durante todo o fim de semana da eleição e, para isso, conta com o suporte logístico e operacional de todas as instituições policiais e de segurança pública do Estado e da União. A Central de Comunicação Integrada – CECI funcionará no Câmara de Vereadores do Candeias do Jamari, enquanto o Juizado Especial Criminal – JECRIME será instalado no Fórum Digital do município.

O que pode e o que não pode

No dia da eleição, é permitido ao eleitor se manifestar de maneira individual e silenciosa usando bandeira, broche, adesivo ou camiseta.

Não são permitidas aglomerações com vestimentas padronizadas, manifestações coletivas ou ruidosas, abordagens e aliciamento de eleitores, distribuição de camisetas e santinhos, uso de alto-falantes, promoção de comícios e carreatas, propaganda boca de urna e divulgação de propaganda de partidos ou candidatos.

Na cabine de votação, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos; o eleitor deve deixar esses aparelhos com o mesário antes de votar.

Como acompanhar a apuração

A Junta Eleitoral da eleição suplementar funcionará no Fórum Digital do município de Candeias do Jamari, situado na Av. Transcontinental com Av. Tancredo Neves, quadra 14, setor 4, conforme edital publicado pela 21ª Zona Eleitoral.

Para garantir a transparência das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza ferramentas que permitem o acesso público aos resultados. O aplicativo “Boletim na Mão”, disponível na Google Play e App Store, permite que qualquer pessoa confira os resultados por meio da leitura do QR Code no Boletim de Urna (BU). Eleitores podem comparar os dados dos boletins com o resultado totalizado e divulgado na internet pelo TSE após a votação.

O resultado da Eleição Suplementar de Candeias do Jamari pode ser conferido na página do TSE ou pelo aplicativo Resultados, disponível na Google Play e App Store.

A Justiça Eleitoral rondoniense segue comprometida com a transparência e a integridade do processo eleitoral, assegurando que cada etapa seja monitorada e verificada pela sociedade. A possibilidade de acompanhar e conferir os dados fortalece a confiança dos eleitores no sistema eleitoral brasileiro, garantindo a lisura e a legitimidade das eleições.