Direito da mulher é tema de debate no Colégio Objetivo

objetio1Na última quarta-feira (6), os alunos do Objetivo Mais debateram sobre o direito da mulher em palestra no auditório do Colégio Objetivo. Estiveram presentes na palestra o psicólogo-chefe do Juizado de Violência Doméstica, Cristiano de Paula e a presidente do Conselho da Mulher de Rondônia, Iara Ortiz.

 

Para Cristiano, abordar o tema para os adolescentes é tratar do fator preventivo. “Falar sobre as violações do direito da mulher com adolescentes é possibilitar a construção de uma história diferente da que nós temos até então”, explica.

 

Para o psicólogo a melhor forma de tratar sobre o tema nas escolas é debater abertamente. “Se nós conseguíssemos levar para todas as escolas, isso que o Colégio Objetivo vem fazendo com toda certeza faria com que o número da violência contra a mulher reduziria consideravelmente, pois é o momento de ouvir a voz dos próprios alunos e fazê-los refletir de alguma forma sobre o assunto”, salienta Cristiano.

objetio2

Iara Ortiz explica que o momento é oportunidade para quebrar paradigmas com relação ao machismo, preconceito e violência contra mulher. “É importante que novas gerações se conscientizem do momento de igualdade, de empoderamento em todos os sentidos, na vida profissional, educacional e, principalmente, na vida familiar”, reflete.

 

“É um assunto que deve ser trabalhado continuamente e insistentemente nas escolas, mas com uma linguagem que faça com que os adolescentes entendam como é possível tratar o assunto com respeito e coleguismo”, explica Iara.

 

O debate saudável é importante para os seguimentos escola e família. “Nossa intenção é tornar nossos adolescentes um agente de disseminação na luta pelos direitos das mulheres e debater cada vez mais assuntos como esses. Teremos sempre programações com temas relevantes para a sociedade que contribuirão não somente para futuras provas do Enem, como para a formação da cidadania”, explica o coordenador do Ensino Médio Mais, Philip Auzier.

Facebook Comments