Dia D: PT de Rondônia promove encontro decisivo neste sábado

0
564

PORTO VELHO- Neste sábado, 28, a partir das 9 da manhã no Sintero, o PT faz encontro estadual que terá caráter decisivo para as eleições de 2022. Neste Dia D, será ratificado o nome do pré-candidato ao governo pela Frente Democrática e demais candidaturas. Fazem parte da Frente Democrática, além do PT, o PSB, Solidariedade, PCdoB e PV.  PSOL e Rede desistiram de fazer parte da frente.

De acordo com o secretário do PT, Ernani Coelho, neste sábado o PT vai referendar o nome de Vinícius Miguel (PSB) ao governo de Rondônia com Anselmo de vice e Daniel Pereira (Solidariedade), para o Senado.  Nesse encontro, disse Coelho,  a direção do PT irá defender esta posição mas, Ramon Cujuí, deverá defender a candidatura própria Senado, sugerindo o nome de Anselmo de Jesus.

No encontro serão divulgadas as nominatas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Ramon defende o nome de Anselmo de Jesus ao Senado Federal

No início da tarde desta sexta-feira, Ramon Cujuí apresentou um documento com argumentos para defender a decisão da Frente Democrática, com ressalvas para a indicação ao Senado Federal. “Para a construção de uma Frente Ampla para enfrentar o bolsonarismo em nosso estado deve o partido abrir mão de apenas uma candidatura majoritária. Se entregar a candidatura do Governo do Estado a uma partido aliado, deve assumir a candidatura ao Senado Federal e vice-versa”, diz Ramon no documento.

“A Frente Democrática Rondônia, composta pela FE Brasil (PT, PC do B e PV) e pelos partidos PSB e Solidariedade, após longo processo de discussão, apresenta a proposta de o candidato ao Governo do Estado ser indicado pelo PSB, o qual seria o Professor Vinícius Miguel Raduan. Aqui referendamos essa indicação, pois o PSB, é a principal força política dessa aliança estadual. Em 2018, elegeu um deputado federal e dois deputados estaduais e, na janela partidária, ganhou mais um parlamentar estadual. Em 2020, elegeu três prefeitos, cinco vice-prefeitos, e quarenta e dois vereadores em todo o estado. Além disso, o nome proposto, Vinícius Miguel, em 2018, concorrendo pela REDE, com pouca estrutura logrou obter 110 votos e o quarto lugar na disputa. Em 2020, concorrendo pelo CIDADANIA, também com pouca estrutura, foi o terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Merecendo ser ressaltado que Geraldo Alckmin, do PSB, é o indicado para compor a chapa presidencial com o companheiro Lula”, disse Ramon no documento.

Segundo o documento, Ramon Cujuí vai defender o nome de Anselmo de Jesus ao Senado, por entender que a candidatura deve ser integrada à tática do PT para potencializar a eleição de deputados/as estaduais e federais e fortalecer o partido. “Divergimos da proposição da Frente e encaminhamos que se comunique aos aliados que o PT deseja a vaga do Senado e oferece a vaga de vice-governador para o Solidariedade”.

Ou seja, o dia de amanhã será de intenso debate e de surpresas. O PDT poderá integrar a Frente e se espera a adesão do senador Confúcio Moura (MDB) que deflagrou guerra pessoal contra o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil).

Do Mais Rondônia