“Dia D” promove inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

0
713

Visando ampliar as oportunidades de pessoas com deficiência, para a inserção no mercado formal de trabalho, a Prefeitura de Porto Velho participou nesta sexta-feira do Dia D de Inclusão Social e Profissional, evento realizado nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na capital rondoniense, o evento foi coordenado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal) e teve a adesão de várias empresas e outras instituições que se fizeram presentes à mobilização ocorrida na sede do órgão, localizado atrás do Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo municipal.

O Dia D é uma ação de atendimentos e contratação dedicados exclusivamente às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados do INSS, visando à sua inclusão no mercado de trabalho. De acordo com a legislação trabalhista da Lei Federal nº 8.213/91, a empresa com 100 empregados ou mais deverá preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas.

Para Rita de Cássia Figueiredo, coordenadora do Sine Municipal, o Dia D de Inclusão Social e Profissional é importante por conseguir atrair tanto pessoas que estão à procura de emprego, quanto as empresas que ainda não cumpriram com a cota definida por lei, para a contratação de funcionários com algum tipo de deficiência.

O auditor-fiscal do Ministério do Trabalho, em Porto Velho, Renato Melo Soares, lembrou que, por ser um dia exclusivamente dedicado a intermediação da mão de obra de pessoas com deficiência, a interação com as empresas que participam do evento se dá de forma mais ágil. “Nessa relação de um lado temos as pessoas que estão a procura de emprego e de outra as empresas que querem contratar. E os encaminhamentos e as entrevistas se faz na hora”, adiantou. No ano passado foram encaminhadas 131 pessoas e contratadas 52. Neste ano a expectativa é de que este número dobre”, disse ele.

Por Joel Elias | Fotos: Medeiros