Coluna Zona Franca

0
178

Triste, triste, triste

A situação do Rio Grande do Sul é calamitosa. I-ni-ma-gi-ná-vel. 85% do estado atingido pelas chuvas. Milhares sem água potável, sem energia elétrica e sem um teto. Frio intenso. Imagine-se sem teto, com fome, sede e com frio. Uma tragédia. Pior, pior, pior. Cidades inteiras serão esvaiadas para sempre. Moradores não poderão residir mais em algumas cidades gaúchas. The End.

Tem culpa ele

Nenhuma descrição de foto disponível.Durante seu primeiro ano de mandato em 2019, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), realizou alterações significativas em torno de 480 normas do Código Ambiental do estado. Essas mudanças foram oficializadas no ano seguinte, em 2020, e coincidiram com uma fase de flexibilização da política ambiental brasileira, impulsionada pelo então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no governo Bolsonaro, segundo aponta reportagem do jornalista Jorge Abreu, da Folha de S. Paulo. Os recentes eventos de enchentes no estado desencadearam críticas por parte de ambientalistas à gestão de Eduardo Leite. Eles apontam o governador como o principal articulador, ao lado da Assembleia Legislativa, de um processo que eles caracterizam como desmonte das leis de proteção ambiental estaduais.

De olho no Bagaça

Por pouco o projeto de lei do senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que pretende diminuir para 50% a cota de Reserva Legal na Amazônia não foi apreciado no principal colegiado do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta constava na pauta da reunião desta quarta-feira (8), mas seu relator, o senador Márcio Bittar (União/AC) entrou em licença médica e, por isso, a apreciação foi adiada por tempo indeterminado. Que jamais volte à pauta.

De olho no Bagaça 2

Para jamais esquecer!! O negacionismo, que mata, tem nome e sobrenome, e aqui é apelidado por mito. E não só ele. Aqui, no Brasil, o negacionismo tem muitas formas e nomes. A extrema direita continua com seu projeto de destruir todas nossas reservas naturais, em troca de dinheiro e poder. A boiada segue passando, junto com as fake news.

De olho no Bagaça 3

O fantasma do bolsonarismo e do negacionismo climático ainda nos assombra. A devastação que atinge hoje o Rio Grande do Sul não é uma tragédia natural e sim um desastre climático e humanitário anunciado. E não foi por falta de aviso. É hora de focar na solidariedade, mas também de apontar os responsáveis e dar nome aos bois, na tentativa de evitar futuros desastres.
Foram anos de um governo federal de extrema direita “passando a boiada” nas leis de proteção ambiental, sucateando intencionalmente órgãos de fiscalização e afrouxando legislações que dificultavam crimes ambientais, como desmatamento, grilagem, garimpo ilegal. Não é por acaso que a Câmara dos Deputados aprovou ontem o PL 1266/22 que permite que desertos verdes não sejam mais considerados prejudiciais ao meio ambiente. Eles seguem anunciando tragédias, mesmo diante de tudo que estamos vivendo.

De olho no Bagaça 4

São governos estaduais e municipais que ainda não despertaram para a gravidade da crise climática. Que sequer destinaram recursos para prevenção de enchentes, mesmo com dinheiro público em caixa. Que não se preocupam em adequar e preparar as cidades para resistir aos impactos dos eventos climáticos extremos, que serão cada vez mais frequentes nos próximos anos. Negligência, omissão, descaso. E quem paga um preço alto, muitas vezes com a vida, é a população brasileira.

De olho no Bagaça 5

Este ano, os municípios vão às urnas escolher vereadores e prefeitos. Seu voto tem o poder de eleger líderes realmente comprometidos com políticas públicas ambientais sustentáveis. Até quando vamos fingir que a emergência climática não existe?

Campanha de Solidariedade

Nenhuma descrição de foto disponível.O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra lançou, nesta semana, a Campanha de Solidariedade Sem Terra ao Rio Grande do Sul para auxiliar as mais de 1,3 milhão de pessoas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes no estado. Através do site de arrecadação Apoie.se e de doações via Pix, mais de 90 mil reais já foram arrecadado. Para além das doações em dinheiro, o Movimento também converteu o Galpão Elza Soares e a Casa dos Movimentos Carlito Maia, ambos no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, em pontos de arrecadação de roupas, produtos de higiene, medicamentos e alimentos não perecíveis.

Campanha de Solidariedade 2

Nenhuma descrição de foto disponível.Em Viamão, o assentamento Filhos de Sepé montou uma Cozinha Solidária e está produzindo cerca de 1.500 marmitas para os desabrigados da chuva. Como o transporte na região está completamente comprometido, a comida está sendo levada para Eldorado do Sul e São Leopoldo de helicóptero numa parceria do MST e da Defesa Civil. Em compensação, não se vê nenhum ação do agronegócio, que por sinal, no Rio Grande do Sul, está debaixo dágua.

 

 

 

Eleições 2024

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-

CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO

JOSÉ IRONILDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA 

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Avante: Dr. Clever, Nanan, Paroquinha, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia;

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Raimundo Torres Filho, Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Luiz Porto, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Lista atualizada 5

PDT: Jonas Minele – Ex Coordenador de Juventude Municipal, Marcos Bali – Empresário, Batista da Sul – Empresário Zona Sul, Ezequiel Silva – AJERO, Viviane Nascimento – Síndica do Morar Melhor, Raí do Sopão – Líder Comunitária Zona Leste, Paulinha do Restaurante – Empresária Zona Leste, Dra Rosimar – Auditora TCE/Presidente do Movimento Lilás, Professora Anne Mamedes – Escolas de Samba, Marina Gomes – Colonia de Pescadores, Romeuzinho da Comunidade – Líder Comunitário da zona leste, Rosinha Vieira – Ativista SocialPastor Lucimar, Roberto Motoboy – Presidente Associação dos Motoboys, Walk da Rede TV, Jeferson Magalhães, Repórter Daniel Júnior, Leila Reis do IFRO, Cintia Ribeiro – Liderança da Zona Sul, Maura Torres – Ação Mulher Trabalhista, Professor Douglas Proprietário das Escolas Tempos Modernos, Marklin Cantanhêde – Administrador de Empresas, Patricia Queiroz – Ativista Social/Presidente do Conselho de Saúde, Tiago Carneiro Líder dos Aplicativos de Mobilidade urbana, Samuel Santos do Movimento Negro, Leilson de São Carlos, Liderança comunitária do Baixo Madeira, Diniz da Zona Sul – Empresário, Professor Lyon – Do Esporte, Sacerdotisa Marlene, Professor Doca do IFRO, Júlio César Presidente do CRECI e Pastor Sérgio.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.