Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

0
67

Proprietários de veículos em Rondônia têm a opção de parcelar ou pagar via cartão de crédito todas as taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), incluindo o licenciamento anual e multas de trânsito, por meio de empresas parceladoras. Esse serviço está disponível no site do Detran-RO, com a lista das empresas credenciadas para processar esses pagamentos.

A medida atende à determinação da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 697 de 10 de outubro de 2017, onde órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) poderão promover o credenciamento de empresas para processar as operações e os respectivos pagamentos.

A coordenadora de Contratos, Ândria Povodeniak informou que oito instituições estão cadastradas no Detran-RO, e os usuários podem realizar o parcelamento de suas taxas de modo online, sem a necessidade de comparecer em uma unidade física da Autarquia, atendendo com isso os moradores do interior do Estado. “Em Porto Velho, temos duas empresas presentes em duas unidades do Detran, atendendo o público presencialmente”, destacou.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes reitera a importância desse serviço. “O parcelamento de débitos é mais uma forma de pagamento que oferecemos, facilitando a regularização de veículos. Com isso, proporcionamos uma maneira prática e acessível para que os proprietários possam manter seus veículos em conformidade com a lei”.

Vale lembrar que ficam excluídas do parcelamento as multas inscritas em dívida ativa, os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa e os veículos licenciados em outras Unidades da Federação. Além disso, recomenda-se aos usuários do sistema que consultem e avaliem o parcelamento, já que as operadoras de cartões cobram juros e encargos no financiamento.

COMO FAZER O PARCELAMENTO

Para realizar o parcelamento, tenha em mãos dados pessoais, do cartão de crédito  e do veículo.

O cidadão deve acessar o site do Detran; no cabeçalho, clicar na aba “ONDE ENCONTRAR”, em seguida “Parcelamento de Débitos de Veículos”, e assim escolher uma das empresas cadastradas.

Presencialmente, o usuário que desejar solicitar o parcelamento do licenciamento e das multas de trânsito ou de débitos relacionados ao veículo, precisa apresentar à empresa credenciada os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e  dados do veículo.

Secom – Governo de Rondônia