Corpus Christi: veja o que abre e fecha na quinta (8) e sexta-feira (9) em Porto Velho

0
323

No dia 8 de junho é comemorado o dia de Corpus Christi e como a celebração acontece na quinta-feira, o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho emendou o ponto facultativo para a sexta-feira (9).

Com a folga prolongada, o funcionamento de alguns órgãos foi alterado na capital e nos serviços da administração pública estadual.

De maneira resumida, o dia de Corpus Christi não é considerado um feriado nacional. A data é um ponto facultativo, ou seja, os Estados decidem se irão adotar a data ou não.

Abaixo, veja o que abre ou fecha em Porto Velho:

Administração Municipal

A prefeitura divulgou que não haverá expediente nas repartições públicas neste feriado. Apenas setores essenciais continuarão funcionando, em esquema de revezamento e turnos de plantão.

Os serviços essenciais que estarão funcionando serão as unidades de saúde, órgãos de fiscalização de trânsito e mobilidade urbana.
O transporte coletivo terá a frota equivalente aos dias de sábado. Os usuários podem conferir os itinerários no site da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

Ministério Público

O MP-RO funcionará em regime de plantão na quinta (8) e sexta-feira (9), com o atendimento previsto para demandas urgentes.

Em Porto Velho, os serviços podem ser acessados pelos contatos (69) 98484-0389 ou pelo e-mail [email protected].

Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça (TJ-RO) divulgou que os órgãos do poder judiciário não funcionarão nos pontos facultativos e as emergências serão atendidas em regime de plantão.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado municipal.

Pagamentos, transferências ou PIX podem ser realizados pelos aplicativos digitais e os atendimentos presenciais retornam na segunda (12).

Comércio

De acordo com a Fecomércio, não há feriado nacional de Corpus Christi e assim as
empresas privadas podem funcionar normalmente. Mas há a ressalva de que alguns
municípios podem ter decretado feriado e assim as empresas e os prossionais
contábeis devem ficar atentos as Convenções Coletivas de Trabalho.