COPA DAS ELEIÇÕES: OPOSIÇÃO FAZ JOGO DE CONFÚCIO

Confúcio Moura, favorito
Confúcio Moura, favorito

Pela primeira vez na história política do Brasil e, portanto, de Rondônia, uma eleição começa simultaneamente com a Copa do Mundo em nossas terras. A Copa está pertinho de nós. Os jogos começam dia 12 de junho, mas, as eleições já se iniciam amanhã, 10 de junho, com as convenções estaduais. O quadro ainda está indefinido, mas, as negociações estão em curso. Certo mesmo, só Confúcio Moura (PMDB) que sai à reeleição com vento soprando a favor. A oposição está transtornada com o volume de trabalho (obras por todo o Estado) apresentado pelo atual governador. Confúcio terminou o Teatro Estadual, o Centro Político Administrativo (CPA), fez escolas, terminou hospitais e está construindo mais dois, um de Emergência (Heuro) em Porto Velho e outro em Guajará-Mirim.

A oposição não consegue se entender. A cada dia lançam um candidato, com a ficha mais suja que a outra. Políticos enrolados em operações da Polícia Federal se arvorando candidato ao governo do Estado. Maurão de Carvalho, por exemplo, umbelicalmente ligado ao ex-deputado, o presidiário Valter Araújo, ambos evangélicos, pretendendo ficar com as chaves dos cofres do Estado. Por outro lado, Padre Ton querendo se associar ao futuro presidiário Ivo Cassol (PP) que vai poder participar de longe e com tornozeleira, das eleições de 2014. Isso se não emplacar a imrã, Jaqueline Cassol, suspeita de um crime quase perfeito, a morte de uma funcionária dela, a jovem Naiara Karine, brutalmente assassinada por frios assassinos.

Falsas e tendenciosas pesquisas embalam algumas candidaturas. Mas, logo logo elas perdem fôlego com a divulgação de uma sondagem séria, feita pelo Ibope ou Data Folha.

Este quadro favorece a reeleição de Confúcio Moura que guarda a sete chaves dossiês de cada um dos pretendentes. É esperar para ser dada a partida. O jogo vai começar.

Facebook Comments