Comer massa todo dia ajuda a emagrecer, diz estudo

0
1002
Fonte: Pixabay

Com a alta popularidade das dietas pobres em carboidrato, como a tão famosa low-carb, é difícil acreditar que consumir o macronutriente pode ajudar na perda de peso. Durante algum tempo, muitas pessoas reduziram ou evitaram a ingestão de carboidrato e conseguiram emagrecer, porém, a dieta não é fácil de manter.

Mas, se você tentou aderir à low-carb e encontrou dificuldades, saiba que o carboidrato não é o vilão. Um estudo realizado na Itália, país mundialmente conhecido pela sua culinária rica em carboidrato, resolveu analisar a relação entre o ganho de peso e a ingestão de massas acompanhadas por alimentos naturais e ricos em gorduras boas, como legumes e azeite.

A alimentação de mais de 23 mil italianos foi acompanhada detalhadamente. Com os dados coletados, os cientistas concluíram que não há relação entre a dieta rica em massas e o ganho de peso. Mais do que isso, perceberam que o carboidrato ajuda no emagrecimento. Em entrevista à revista acadêmica Nutrition and Diabetes, o autor do estudo, George Pounis, relatou que as evidências mostram que comer massa, atendendo às necessidades nutricionais, contribui para um corpo saudável, uma cintura reduzida e uma melhor relação cintura-quadril.

Não foque apenas no carboidrato

Porém, é importante ressaltar que uma alimentação saudável deve ser balanceada, rica em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Esses itens são essenciais para todas as pessoas que pretendem ter uma vida melhor. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições diárias.

Justamente por esta razão, vegetarianos não devem focar suas refeições apenas em massas e produtos ricos em carboidrato. Apesar de cada vez mais popular, adotar a dieta vegetariana ainda gera muitas dúvidas sobre o que comer. E um erro bastante comum dos novos vegetarianos é de exagerar em carboidratos refinados (como pães, massas, bolachas e bolos feitos com farinha branca). Por isso, é importante procurar um nutricionista para preparar uma dieta eficiente e ajudar na suplementação.

Um levantamento da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, revela que vegetarianos estritos podem ter carência de nutrientes essenciais, como cálcio, ferro e ômega-3. Neste sentido, consumir L-carnitina, por meio de suplementação, pode ajudar a suprir a falta desses nutrientes e ainda acelerar o ganho de massa e a queima de gordura.

A L-Carnitina é um suplemento que faz grande sucesso nas academias. Isso porque embora sirva “apenas” como transporte dos ácidos graxos para dentro das mitocôndrias das células, onde são oxidados para gerar energia, ela tem como principal função transformar gordura em energia.

Além de utilizar a gordura corporal como fonte de energia para manter o bom funcionamento do organismo, o suplemento oferece outros bons benefícios para atletas que buscam melhorar a performance esportiva, ter maior definição física e perder peso.