COLUNA ZONA FRANCA

0
302

Conversa vai, conversa vem

Em algum momento alguma coisa vai acontecer. Ontem, a presidente estadual do Cidadania 23, Caroline Pontes, se reuniu com o dirigente partidário do PSB, Vinicius Miguel e com Benedito Alves, ainda integrante do PSD. Os três fizeram uma análise do cenário político e, em clima de aproximação, discutiram articulações de âmbito estadual.  Caroline Pontes foi, mais uma vez, convidada para ser candidata. Enquanto deliberação, o Cidadania irá se reunir com o partido federado, o PSDB e seguir com os diálogos em defesa de candidaturas alinhadas com a democracia.

Conversa vai, conversa vem 2

A ex-senadora Fátima Cleide (PT) também conversou  ontem com o presidente municipal do PT, Israel Trindade. Ela que é pré-candidata a prefeita, precisa de uma união total dos companheiros para dar o start da pré-campanha. Segundo Israel Trindade, a conversa foi principalmente referente a última plenária onde a militância havia colocado o nome dela como pré candidata rumo a prefeitura de Porto Velho. Fátima Cleide, por seu turno, aceitou o desafio, ficando a disposição do partido e da Frente Ampla ao lado de Vinícius Miguel do PSB e do professor Benedito ex-conselheiro do Tribunal de Contas para juntos construírem uma chapa para apresentar ao município as melhores propostas.

Granemann assume PL em GM

Guajará-Mirim não é para amadores. A prefeita em exercícioo Marinice Granemann, deixou o Avante e se filiou ao PL com a expectativa de sair candidata a vereadora em vez da reeleição, porque o partido já tinha definido que o então presidente Fabio Netinho seria o candidato. Ocorre que Mary Granemann mudou de ideia e, com apoio do deputado federal Coronel Chrisostomo(PL), foi lançada como pré-candidata a prefeita.  De nada adiantou  Fabio Netinho ter os apoios da deputada federal Silvia Cristina (PL) e do senador Jaime Bagatolli (PL). Agora, segundo o site Rota Guajará, Fabio Netinho vai para o partido Progressista -PP, de Ivo Cassol.

Herança maldita

Porto Velho apresenta péssimos índices de Investimento público em infraestrutura urbana per capita Os dados do IBGE, sistematizados pelo IDSC, indicam que a capital de Rondônia está muito abaixo do esperado de investimento público, sobretudo direcionado à infraestrutura urbana. O que é pior, os dados vem apresentando quedas desde 2016, ano em que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) foi eleito. Porto Velho está muito abaixo do tolerável, sendo o pior dentre os municípios do país.O próximo prefeito da capital terá uma “herança maldita” neste quesito.

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Israel Trindade, Clodoaldo Dantas, Cláudio Carvalho, Fatinha, Orrana Silveira, Toco do Stccero , Almir do Sindsef, Aires Brito, Pedro Regis, Carlos Oliveira e Alessandra do Simprof; PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira e Dim Dim; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Hermínio Coelho, Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL: Raymison Correia, Pimenta de RondôniaYulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.

Lista atualizada 2

Republicanos-Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM,  Júnior Queiroz (foto), Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem; PP: Terrinha.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.  OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.

Impressionante

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Rem Bodinho @Rembodinho o produto top de linha do capitalismo é o motorista de aplicativo que luta contra os próprios direitos. 114828/20 EML"O projeto de lei assinado pelo governo Lula em prol dos motoristas de aplicativo aparece em um momento de necessidade de proteção dos trabalhadores frente às novas modalidades de trabalho. Alguns pontos do PL: o estabelecimento de um valor mínimo de pagamento por hora “logada”; a contribuição à Previdência, principalmente por parte das empresas; criação de um sindicato da categoria; conhecimento das regras de oferta das viagens. Mas, os bolsonaristas est colocando merda na cabeça dos trabalhdores de aplicativos. Uma lástima.

Economia bombando

A economia brasileira gerou 306 mil empregos com carteira assinada durante o mês de fevereiro. Foram 2,249 milhões admissões contra 1,942 milhão de desligamentos. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado superou a geração de vagas de trabalho em janeiro deste ano, quando foram criados 168 mil empregos formais, e também o resultado de fevereiro do ano passado, quando foram geradas 252 mil vagas. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o saldo superou até as expectativas do próprio governo.

Campus Party Brasília

Atenção, gamerscosplayer, engenheiros de tecnologia da informação (TI), cientistas, professores makers, empreendedores, mentores, curiosos e visionários de diversas partes do Brasil e de todas as idades: foi dada a largada para 6ª edição da Campus Party Brasília (CPBSB6) na noite dessa quarta-feira (27), no Estádio Mané Garrincha.

Campus Party Brasília 2

Até o fim do evento, no domingo (31), a expectativa de público é de 100 mil visitantes na área gratuita aberta ao público em geral (Área Open) e cerca de 10 mil pessoas na arena, onde só transitam os que pagaram ingressos, os chamados campuseiros, a maioria jovens interessados no universo geek e nerd. Somente na área de camping, montada em dois andares do estádio, devem acampar 2,5  mil participantes e voluntários cadastrados.

Campus Party Brasília 3

Durante a cerimônia de abertura em um palco 360º, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, revelou que pretende tornar a capital federal, já em 2025, o maior festival sobre tecnologia, inovação, disrupção e empreendedorismo do país. “O DF é a capital do Brasil e todas as Campus Party mais importantes feitas no mundo, desde Singapura, dos Estados Unidos, do Canadá, da Europa, América Latina e África, se passam nas capitais de cada país. Aqui no Brasil, a mais importante hoje é São Paulo e vamos trabalhar para que a capital [Brasília] venha a ser a maior Campus Party do país. Depois, conseguiremos que seja, como foi São Paulo em um momento, a maior Campus Party do mundo”, projeta.

Pausa sabática

A coluna vai fazer um pausa sabática, aproveitando  Semana Santa, para que o titular se cure da LER (lesão por esforço repetitivo), dentre outros males. Será um período de descanso mental, além de físico, claro. Feliz Páscoa para todos os amigos e leitores desta coluna.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.