Coluna Zona Franca

0
430

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "15.01.1941 10.02.2024 É com grande pesar que informamos o falecimento de NICOLAU HATZINAKIS o velório acontecerá a partir das 19h00 do dia 10/02/2024, na Funerária São Cristóvão- Capela Três Marias. Saída do cortejo no dia 11/02/2024 às 16h30 com destino ao cemitério Jardim da saudade. São Cristóvão Av. Gov. Jorge Teixeira. 2633- Liberdade- Porto Velho/RO FUNERÁRIA"Coluna especial de domingo

Hoje a coluna será na primeira pessoa (eu, eu, eu). Eu explico. Porque serão opiniões minhas, pessoais. Ou sentimentos meus, como o da perda de uma pessoa.

Nicolau Hatzinakis

Registro aqui a morte do meu amigo de faculdade (Unir), o conterrâneio de  Guajará-Mirim,  Nicolau Hatzinakis, falecido ontem. Uma grande pessoa, um grande amigo.

Impressionante

As vezes eu fico em dúvida da honestidade de certos bolsonaristas. Ou, no mínimo, da coerência deles. Lembro que na camapanha de 2018, um amigo meu, o qual exclui das minhas redes sociais, disse que o voto dele em Bolsonaro seria pela nova política, sem o toma lá dá cá, contra o Centrão, Bolsa Família (bolsa vagabundo), etc. Acima de tudo, ele era contra a corrupção. A favor da vida, contra o aborto mas, a favor de armas. Que doideira. O governo Bolsonaro foi tudo, menos pela vida, pela família ou pela pátria. E esse ex-amigo tá como? Continua acreditando em Bolsonaro!

Luladrão

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "NP Notícias Paralelas @NP_Oficial Exclusivo: Allan Bique se solidariza com Bolsonaro: 'Vou estar contigo quando vier a cana'"“Ah, mas o Lula é ladrão!”. Ok, vamos lá. Roubou o que? Onde está o produto do roubo? Provas? Cadê? Nem Sérgio Moro com suas artimanhas conseguiu achá-las. Quando alguém é acusado por roubar alguma coisa tem que ter provas, se não cabais, pelo menos indícios. Contra Lula, apenas convicções de juizes que queriam condená-lo de qualquer forma. A imprensa foi abastecida com falsas notícias sobre Lula. Comprou a tese e ajudou a condenar um inocente. A igreja evangélica tratou de demonizar a figura de Lula em seus cultos. Pastores exigiram o voto em Bolsonaro porque ele seria o ungido do Senhor. Deu no que deu. Redimida, hoje a imprensa louva Lula e já condena Bolsonaro. Até os mais fervorosos bolsonaristas já afirmam que o que ele fez, segundo a reunião ministerial, foi uma tentativa de golpe de estado. In-de-fen-sá-vel.

Solto, porém

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, foi solto, beneficiado pela saidinha de carnaval. Porém, condição sine qua non, ele não pode dar entrevistas e não pode se aproximar dos demais investigados. De Bolsonaro, manter uma distância maior do que da Terra à Marte. Mas, a pior restrição, essa é de doer. Não pode ter nenhuma aproximação com a irmã evangélica Michele Bolsonaro.

Importunação de baleias

A atividade de Turismo de Observação de Baleias em águas brasileiras é normatizada pela Lei Federal 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceo, e pela Portaria IBAMA 117 de 1996, que define normas específicas para a atividade. Por ‘importunar baleia’, Bolsonaro pode pegar pena de até cinco anos de prisão, de acordo com a lei. A Polícia Federal (PF) está investigando o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto molestamento de uma baleia jubarte.

Na Dinamarca

Quando eu fui à Dinamarca para assistir a um show do Jean Michel Jarre, aproveitei para conhecer o país. Uma das coisas que me chamaram a atenção, foi o cuidado com os animais nas estradas. Para evitar que os animais se ofusquem com a luz, é proibida a iluminação em alguns trechos ds estradas . O trajeto é absolutamente escuro, um breu. Também na Dinamarca, eu passei por um túnel submerso sob o oceano. A razão da construção foi para não atrapalhar o fluxo de baleias que trafegam na região.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.