Coluna Zona Franca

0
174

Nunca saiu do PSDB

Não é. Essa foto não é um mise en scène(expressão francesa que está relacionada à encenação). Não, longe disso. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (voltando para o PSDB) realmente achava que estava deixando o ninho tucano em novembro de 2022, e se filiando ao União Brasil. Teve até festa com as presenças do presidente nacional do UB, Luciano Bivar, além do governador Marcos Rocha (UB), dentre outros. Alertada, a coluna que sempre insere o partido entre parêntesis após o nome, pesquisou e realmente constatou que houvera um erro na filiação do alcaide. Normal.

Fora do ar

Falando nisso, o serviço de certidão de filiação do Tribunal Superior Eleitoral está fora do ar, após a filiação criminosa de Lula ao PL de Bolsonaro. Tudo bem que o PL deseje ter em suas fileiras um presidente de verdade, mas o ato foi fraudulento.

 

Crime eleitoral?

A coluna consultou o advogado mais requisitado na questão eleitoral, Nelson Canedo, se o que a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) estava fazendo ao visitar e revisitar dezenas de vezes as obras da nova rodoviária de Porto Velho, se configuraria crime eleitoral no futuro, já que ela tem sido apresentada como pré-candidata à prefeitura. Ele disse que não, por enquanto. “Não vejo problema essa exploração, afinal ela mandou emenda para lá. Mas, os excessos devem ser coibidos, caso tenha”. O assunto foi provocado por um leitor assíduo desta coluna.

Afunilando

A oito meses e uma semana das eleições de 6 de outubro, alguns nomes à prefeitura de Porto Velho começam a ser definidos. No âmbito de uma frente progressista que está sendo construída entre MDB, PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, PSOL, Solidariedade e PDT, um nome circula com frequência: Vinícius Miguel(PSB)! O senador Confúcio Moura (MDB), conhecido pela astúcia na arte de conversar o politiquês vê no jovem advogado um potencial candidato. Tiveram uma longa e proveitosa prosa sobre a sucessão municipal. O MDB, porém, tem também nomes tanto para ser cabeça de chapa, quanto para uma eventual candidatura à vice-prefeito. Afunilando.

E a Fátima?

Após o resultado de uma enquete, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) até ficou animada, mas com os pés no chão: tudo vai depender do partido. Já o novo presidente municipal do PT, Israel Trindade disse que o primeiro lugar de Fátima na enquete põe o PT no cenário da disputa pela prefeitura de Porto Velho.

 

Inteligência artificial

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está avançando para regular o uso de inteligência artificial nas eleições, enquanto o Congresso se compromete a aprovar uma lei para garantir mais segurança durante o pleito. A proposta apresentada pelo TSE foi discutida durante uma audiência na última quinta-feira (25), onde foram apresentadas sugestões para a minuta. A regra proposta até agora exige que o uso de IA durante as campanhas eleitorais seja explicitamente declarado pelos candidatos. A ação seria voltada para garantir mais transparência e informar os eleitores sobre o uso dessa tecnologia.

Inteligência artificial 2

O Tribunal tem até março para publicar as normas sobre o uso da tecnologia nas eleições. Apesar dos avanços, ainda há preocupações em definir claramente o que constitui IA e quais usos seriam permitidos durante o processo eleitoral. Especialistas, como o jurista Juliano Maranhão, destacam que o uso legítimo de IA pode reduzir custos de campanha e equilibrar a disputa eleitoral, mas é crucial evitar que os eleitores confundam o uso legítimo com manipulação fraudulenta.

Inteligência artificial 3

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu que a regulamentação será uma prioridade este ano. O objetivo é evitar a disseminação de conteúdos falsos durante as eleições, embora as propostas atuais não abordem especificamente esse tema.

O Brasil voltou

Na última segunda-feira, o Brasil testemunhou o lançamento do ambicioso programa Nova Indústria Brasil, uma iniciativa conjunta do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que prevê R$ 300 bilhões em investimentos nos próximos anos. Este programa visionário visa redefinir as bases para a construção de um país fundamentado em uma indústria sofisticada, verde e nacional. Os elogios provenientes das diversas entidades do setor industrial ressaltam a importância e a positividade dessa empreitada. Convenhamos, Lula sabe governar. Taxado de “comunista”, Lula faz exatamente o contrário da doutrina marxista: promove o capitalismo como ninguém. Claro que, nas entrelinhas, ele promove também o socialismo, através da geração de empregos e renda, mais investimentos em educação, como forma de empoderar a população através do conhecimento. Isso se chama habilidade política.

Rambo da Funai

Ramires Andrade, agente da Funai um dos coordenadores da operação

A Funai, a PF e Força Nacional, deflagraram ontem, a Operação Tapunhas, que retirou cerca de 40 grileiros da terra indígena uru-eu-wau-wau, nas proximidades dos municípios de Campo Novo e Monte Negro, no estado de Rondônia. Ramires Andrade, que está sendo chamado de O Rambo da Funai, foi um dos coordenadores da operação que teve esse nome em referência à pronúncia do termo indígena “tapy’inha”, que significa branco invasor.

Invasores X MST

Essa invasão à terra indígena uru-eu-wau-wau, nos remete à uma questão. Esses invasores visam ocupar terras da União com o objetivo de desmatar, explorar a madeira e cultivar soja, além de uso para a pecuária. Quando não, para garimpagem ilegal. Já o Movimento dos Sem Terra (MST), busca a reforma agrária com algumas ocupações pontuais em terras improdutivas da união ou não. O MST não invade para desmatar, explorar, degradar.

Reforma agrária

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse neste sábado (27) que tem pressa para retomar a reforma agrária. “O tempo político nosso é o tempo da pressa. A bandeira política nossa é a reforma agrária”, enfatizou ao discursar no encerramento do encontro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Reforma agrária 2

O encontro reuniu ao longo da semana os dirigentes do movimento na Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema, na Grande São Paulo. O espaço é um centro de formação do MST, que comemora 40 anos de fundação. Em entrevista coletiva mais cedo, os representantes dos sem-terra reclamaram dos poucos avanços na redistribuição de terras durante o primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro afirmou, no entanto, que está preparado para superar os obstáculos e conduzir um programa que garanta terras para as famílias camponesas. “Sobre a reforma agrária, nós vamos tocar em todos esses pilares da dificuldade histórica do Brasil. Nós já estamos preparados para desencadear esse processo de reforma agrária”, disse.

MST na política

Falando no MST, o movimento pretende ter representantes nas câmaras municipais e alguns membros vão disputar essas eleições. O coordenador nacional do MST, Jaime Amorim, afirma que o movimento irá lançar candidaturas. “Precisamos ter representantes nas câmaras municipais e fazer a disputa com o fundamentalismo evangélico nos municípios.” Um dos nomes já sedimentados para enfrentar a disputa municipal é o de Rosa Amorim para a prefeitura de Caruaru, em Pernambuco. Hoje, Amorim é deputada pelo PT no estado.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.