Coluna Zona Franca

0
241

                                       Isso não lhe comove?

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e criançaTêm pessoas que torcem por Israel. Outras, pela Palestina. Alguns, pela guerra. A coluna torce contra guerras, contra genocídio e, no caso de Israel X Hamas, cessar fogo, já. Ontem, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu se gabou de ter matado “milhares” de terroristas. Vendo esta foto, essas crianças têm cara de terroristas? Como assim, matou milhares de terroristas, atirando em prédios residenciais, matando centenas de famílias inocentes? Nesta fotomontagem, ursinhos de pelúcia representam crianças israelenses sequestradas à esquerda, e, à direita, crianças palestinas…quais comovem mais? Só para ilustrar, guerras são tão lucrativas para as superpotências quanto pandemias como a Covid-19. No caso, os EUA estão lucrando bilhões de dólares com o genocídio em Israel. Para atualizar, já são mais de 7 mil mortos só em Gaza, a maioria crianças.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e criança

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "SANAUO Juventude Sanaúd Seguir Esta criança palestina de 12 anos de Gaza tinha um canal de jogos no YouTube. Seu objetivo era alcançan 100 mil inscritos. Awni Eldous foi morto em um bombardeio israelense em Gaza. Já são mais de MIL crianças palestinas mortas por Israel. Genocídio."

 

                                           

                                          Politicamente correto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Roger Waters chama ação de Israel em Gaza de "genocídio" Ex-Pink Floyd diz que governo israelense mata palestinos com a "permissão" dos EUA e da Europa Brasil Músico inglês esteve com o presidente Lula na 2ã feira"Certa vez, este que vos escreve foi empresário de uma banda de rock. Sonhava com uma banda que tocasse músicas politicamente corretas, com letras revolucionárias. Pensava na Legião Urbana, Plebe Rude, Barão Vermelho, Pink Floyd, U2, REM, dentre outros. Pena que a turma não conseguiu captar minhas ideias. Aos 80 anos, Roger Waters defende que os artistas devem usar suas vozes para falar contra as guerras e diz estar muito triste com o atual conflito entre Israel e a Palestina.  “Na minha opinião, você tem que seguir suas convicções políticas, especialmente se elas se baseiam em humanismo. O Pink Floyd alcançou enorme sucesso nos anos 70 com álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon, que completou 50 anos em 2023 e entrou para a história da música.

Pausa para pegar fôlego

Nenhuma descrição de foto disponível.Não temos clima para comemorar nada (devido ao genocídio na Faixa de Gaza), mas amanhã, sexta, é o níver de Lula, que completa 78 anos. Programado um café da manhã em frente ao Palácio do Planalto. O povo vai parabenizar a um dos maiores presidentes da história do Brasil. Lula que tem reconhecimento mundial, se recupera de uma cirurgia mas já está trabalhando intensamente. No momento ele está preocupadíssimo com os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, impossibilitados de retornarem ao Brasil. Está fazendo de tudo, até disponibilizando a própria aeronave presidencial para trazê-los de volta.

Vilhena X Quevedo

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sorrindoSabe o jornalista Mário Quevedo? Sim, aquele que está superando as drogas e tudo mais. Pois bem, Quevedo, após superar problemas químicos agora enfrenta um prefeito, da cidade onde reside, Vilhena. Jornalista combativo, está sendo processado pelo prefeito por falar a verdade. Por ironia, Quevedo produziu para um site noticias, dezenas de matérias positivas da prefeitura de Vilhena, mas o que o prefeito não gostou foi das críticas. No dia em que soube do processo descobriu que está com uma anomalia cardíaca. Profissionais da imprensa não tem sossego em Rondônia. Saúde e paz, Quevedo. E, prefeito Fiori, vai devagar com o Quevedo.

 

Hospital de Guajará

De acordo com a contagem regressiva deste MAIS RO, faltam 348 dias para a conclusão do Hospital de  Guajará-Mirim, com base no  dia da assinatura da ordem de serviço, 8 de novembro.  A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), acha que dificilmente esse prazo será cumprido. Por isso ela convocou o gerente de projetos do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Rafael Esposel, para dar explicações. O prazo para conclusão das obras e projetos seria em dezembro de 2024, mas já foi prorrogado para dezembro de 2025, sem que as obras tenham iniciado.

Hospital de Guajará 2

No dia 8 de novembro, um domingo,  o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil) anunciou em órgãos de comunicação e redes sociais, que teria assinado a Ordem de Serviço (OS) para conclusão do HR de Guajará-Mirim.  Segundo Esposel, não foi OS, mas sim uma autorização para contratação da empresa vencedora da licitação, onde foram convidadas 42 empresas e somente duas demonstraram interesse apresentando propostas. Traduzindo, continua a enrolação.

Outro BO

O Governo do Estado promoveu a licitação para construção do Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro) através da Bolsa de Valores, para que pudessem participar o maior número possível de empresas de grande porte. A empresa vencedora foi a Vigor Turé, que, de acordo com o que foi apurado pelo jornalista Nilton Salinas, nunca teve dinheiro para executar uma obra dessas.

Outro BO 2

Após vencer a licitação, a empresa comprou o terreno para construir o Heuro, mas pagou apenas a primeira parcela, instalando-se no local. Depois pegou o contrato de compra e venda e conseguiu a licença de construção na Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur). Como só foi apresentado o contrato de compra, a Semur deu um ano de prazo para que a Vigor Turé apresentasse a escritura.

Outro BO 3

Aparentemente, segundo apuração de Nilton Salinas, a Vigor Turé teria ganho a licitação para aplicar um golpe. Nada foi construído. E, quando estava vencendo o prazo dado pela Semur, representantes da empresa que realmente é dona do terreno procuraram a secretaria. Demonstraram que a Vigor Turé pagou apenas a primeira parcela, explicaram que já tinham recorrido à Justiça para retomar o terreno e ainda mostraram que a área está hipotecada. A Semur, então, cancelou a licença (Veja aqui) dada à Vigor Turé para a construção do Heuro, pois não foi apresentada a documentação exigida, no caso a escritura da área. Veja AQUI o “BO” completo envolvendo a Vigor Turé.

Democracia petista

Aconteceu ontem, o debate entre os três candidatos ao Diretório Municipal de Porto Velho. Israel Trindade, Ramon Cujuí e Sid Orleans apresentaram suas ideias. Destaque para Sid que foi coerente, respeitoso e duro quando precisou, sem perder a ternura.
Um dos candidatos, porém, não foi bem. “Pela postura, saiu bem menor do chegou no debate, pois foi ele mesmo, arrogante, mal educado, sem ética política, um horror”, disse um dos presentes ao debate.

Democracia petista 2

Sid Orleans pregou unidade interna, enfatizou a oportunidade que a eleição do presidente Lula oferecia para o fortalecimento do partido, mas isso só seria possível se houvesse unidade. “Passamos anos assistindo dois grupos disputando o controle do partido, um pequeno número de pessoas e o resultado foi a nossa quase dissolução, quase o ostracismo. Este PED deve ter estas reflexões como pano de fundo. O diálogo deve se ampliar, buscarmos quem pode, de fato, nos levar à vitória”, pregou.

Preparativos para 2024 e 2026

O PT de Rondônia está se preparando como nunca para as próximas eleições. A meta é conquistar mais espaços nas prefeituras, câmaras municipais em 2024, para poder conquistar mais cadeiras na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional em 2026. Filiados com capacidade o PT tem de sobra.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna: [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.