Coluna Zona Franca

0
1430

Lula de volta

Segundo as pesquisas, Lula será o próximo presidente da República. Nem precisava de pesquisas para saber que o Brasil tinha que mudar de presidente. Bolsonaro nem era para ter sido eleito em 2018. Foi uma péssima experiência. O Brasil que tem muitos pobres não pode ser governado por um presidente que só enxerga os ricos. “Ah, mas ele criou o Auxílio Brasil”….Sim, mas no final do segundo tempo, às vésperas das eleições. Porque antes, para ele, Bolsa Família era coisa de vagabundo.

Bolsonaro era abortista

O ex-presidente Lula resgatou um discurso do então deputado federal Bolsonaro no qual ele fazia defesa do aborto, como solução de combate à pobreza. Segundo Bolsonaro, era preciso conter o aumento da população (pobre) e a solução seria distribuir a pílula do aborto. 

Caso Zambelli

E a deputada federal Carla Zambelli (PL-DF), hein? Apontando arma para um negro periférico desarmado. Ás vésperas das eleições, o que é proibido, Zambelli perseguiu e acuou um pobre negro, filho de mãe solo (mãe solteira), por ideologia política. Alan Araújo, que é jornalista, tem preferências por Lula e isso foi o estopim da quase tragédia. “A intenção era me matar, me prender”, diz homem ameaçado por Carla Zambelli que tem porte de armas expedito pela Polícia Federal por ser deputada federal.

Caso Zambelli 2

A Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), afirma  que “é vedado a qualquer cidadão portar armas na véspera da eleição, inclusive aos que têm direito de posse e porte. O objetivo da resolução do TSE é garantir a integridade da eleição e por isso a atitude de Carla Zambelli pode ser considerada uma infração eleitoral”.

Caso Zambelli 3

A barbárie e o ódio são inadmissíveis no Estado de Direito, especialmente no período eleitoral. Propagar a violência nunca foi e jamais será resposta para qualquer ataque ideológico. População armada é instrumento da ditadura, não da democracia. (De Gilmar Mendes, STF).

Haddad

O candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em segundo nas pesquisas, acredita que hoje o eleitor paulista vai depositar nele a confiança de administrar São Paulo, por ser do mesmo partido do próximo presidente, Luís Inácio Lula da Silva. É nítida a diferença entre os dois candidatos. Tarcísio de Freitas (Republicanos), nem em São Paulo mora. Alugou um flat por temporada no Airbnb.

Anitta

Tolerância. Somos todos um. LGBTQ, pretos, candomblecistas, pobres, mulheres, ricos, cristãos, católicos… um mesmo povo que deve se amar, se respeitar, se ajudar se compreender. Todos merecemos pertencer. Que o medo não vença. Que o povo vença. O povo unido jamais será vencido. (de Anitta).

Em Alagoas

Nas Alagoas a tendência é a reeleição do governador tampão, Paulo Dantas (MDB), que tem o apoio de Lula.

No Sul

No Rio Grande do Sul, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) deverá se eleger. O outro candidato, o bolsonarista Onix Lorenzoni, é um fanfarrão, indigno dos gaúchos.

Em Rondônia

As pesquisas indicam que em Rondônia, o eleitor só vai saber quem será o governador no final das apurações. Estão empatados tecnicamente, com ligeira diferença pró senador Marcos Rogério (PL). Os últimos movimentos, porém, indicam forte tendência da reeleição de Marcos Rocha (União Brasil), que tem o apoio explícito de Bolsonaro. No último momento, Rocha obteve apoio de Léo Moraes (Podemos) e de Jaqueline Cassol (PP). Rocha também tem o apoio da maioria dos prefeitos, além de Hildon Chaves (PSDB), de Porto Velho.

Email da coluna: [email protected]