Coluna Zona Franca

0
1661

Reta final

Pode ser uma imagem de texto que diz "Onde queres fuzil Eu sou o alimento no prato @tropicaliaviva"Daqui a exatos sete dias, ou uma semana, como queiram, o Brasil decidirá se continua com Bolsonaro (aquele que negou a vacina e imitou pessoas morrendo por falta de ar), ou se elegem Lula, o ex-presidente que deixou o poder em 2010 com quase 90% de aprovação. Se preferem fuzil ou comida farta na mesa todos os dias.  Não é uma escolha difícil, mas, parece que metade da população brasileira quer a continuidade do caos, do Orçamento Secreto e das propinas em barra de ouro. Fazer o que? O povo é soberano e merece o governo  que elege.

Reta final 2

Em Rondônia, não tem para onde correr. Os dois candidatos no segundo turno ao governo representam Bolsonaro. Tanto o atual governador Marcos Rocha (União Brasil) quanto o senador Marcos Rogério (PL), representam o modelo de governo federal, ou seja, sem compromissos com a educação, saúde e segurança. Mas, no entanto, entre um governo que aí está e outro que não se sabe como virá, a maioria do eleitor está preferindo manter Marcos Rocha no poder.

Reta final 3

No primeiro turno, Marcos Rocha (União Brasil), computou 38,88% dos votos válidos. Já   Marcos Rogério (PL), ficou em segundo lugar, com 37,05% dos votos. As últimas pesquisas mostram que a disputa segue acirrada no segundo turno.

Já ganhou?

Marcos Rogério pisou no freio do bonde do “já ganhou”. Os atritos internos e externos revelam nervosismo. O coordenador geral da campanha, Guilherme Erse, “saiu na porrada” com um transeunte. As pesquisas não estão do agrado da campanha. Esse esfacelamento da atmosfera antecipada de decretação de vitória é fruto do abalroamento dos números trazidos por duas pesquisas distintas: Real Time Big Data e IPEC, onde ambos os cotejamentos colocam os postulantes cem por cento ombreados. No debate da última sexta-feira (21) apresentado pela SIC TV, afiliada da Rede Record em Rondônia, mediado por Meiry Santos, a parcimônia característica de Rogério deu vazão a uma histeria contida, mas pujante. Marcos Rocha, do União Brasil, acabou sendo mais orgânico em erros e acertos. A despeito de sua dificuldade – e provável nervosismo –, escolheu trilhar o caminho das realizações já apresentadas à população, excursionando, ainda, pelas propostas para o futuro. Rocha criticou quando foi criticado. Cobrou quando foi cobrado. Marcos Rogério fazia ilações sobre notícias falsas às quais ele, como cidadão e principalmente na condição de congressista brasileiro detinha o dever de denunciar à Justiça caso fossem verdadeiras, palpáveis.

Amazônia em chamas

No último debate presidencial, realizado pela Band e um consórcio de veículos de imprensa no dia 16 de outubro, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro desafiou a audiência a pesquisar no Google os dados de desmatamento na Amazônia. Na sua fala, disse que os índices seriam maiores no período do governo Lula. Não se sabe ao certo se a estratégia de lançar factóides a esmo é para confundir, para dar tiro no próprio pé, ou para zombar com a cara dos espectadores; já que a referida busca traz como resultado a mesma informação constatada por Agostinho Vieira em sua coluna semanal: Enquanto Bolsonaro mente, a floresta queima.

Lula na internet

Acontece hoje, às 18 horas (Brasília), Plenária Extraordinária de Mobilização por Lula Presidente, destinada à militância dos partidos da coligação, dos Comitês Populares, das Brigadas de Agitação e Propaganda, do movimento sindical e popular. Para participar é necessário se inscrever. Faça seu cadastro AQUI.

 

Doente

O ex-deputado federal e presidente do PTB, o presidiário Roberto Jefferson, cometeu uma grave ofensa à ministra do STF, Carmen Lúcia. Esse ser é doente, precisa de tratamento urgente num hospital penitenciário de segurança máxima.

Doente 2

Falando em doente. O que será que a equipe de “marketing”  de Bolsonaro estaria preparando para dar o golpe nos últimos três dias de  campanha de Lula? Reviver o caso Adélio da fakeada? Há sinais muito fortes no ar.

Velhas promessas

Bolsonaro está fazendo as mesmas promessas não cumpridas de 2018. Uma delas, a de proibir as “saidinhas” de presos. Isso ele prometeu, não cumpriu e está aplicado o “7” de novo. Se colar. A redução da maioridade penal é outra balela de Bolsonaro, que voltou a prometer de novo.

A máscara de Hang caiu

O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, veiculou no horário eleitoral deste sábado um áudio atribuído a Luciano Hang, donas das Lojas Havan, no qual o empresário bolsonarista propõe que o secretário de Fazenda do estado, Paulo Eli, atrase salários e demita metade dos professores. Na gravação, de 2018, Hang se irrita ao ser cobrado pelo secretário para que pague os impostos devidos por suas lojas para que ele possa cumprir os compromissos do estado com os servidores. “Atrase o salário dos professores. Demita metade. Demita metade dos diabo dos professor (sic). Vocês tão pensando só no imposto de vocês pra pagar o diabo dos professor. Demite a metade!”. Segundo a campanha do petista, Hang e outros empresários apoiam seu adversário na disputa ao governo no segundo turno, Jorginho Mello, do PL, partido de Jair Bolsonaro, para obter vantagens do estado, como o não pagamento de impostos. Em suas redes, Luciano Hang se defendeu e afirmou que a reunião com Paulo Eli tinha como objetivo evitar que o estado aumentasse o imposto sobre o setor têxtil, e não buscar benefícios à sua empresa.

Terrorismo

Para convencer moradores e agricultores locais de São Francisco do Guaporé (RO) a reelegerem Bolsonaro, empresários e políticos locais vêm os aterrorizando dizendo que perderão suas terras para indígenas, caso ele seja derrotado. Diversas reuniões vêm sendo realizadas neste sentido, como uma que ocorreu no dia 8 de outubro, no parque de exposições da cidade. Além disso, vídeos são compartilhados nos grupos de conversa, como relatado pelo colunista Carlos Madeiro, do UOL.

Terrorismo 2

Um desses traz uma “música ao fundo como se fosse um filme de horror, mostrando um mapa com uma área gigante e anunciando em letras vermelhas: ‘você sabia que a maioria de vocês estão [sic] dentro dessa área que é de interesse da Funai que a esquerda promete virar reserva indígena?’”, relata o jornalista. Outro trecho do vídeo traz o alerta que não serão apenas aqueles que têm terras no território reivindicado que perderão suas propriedades.

Terrorismo 3

A área apontada é o Vale do Guaporé, que abrange os municípios de São Miguel, Seringueiras, São Francisco e Costa Marques e onde há mais de duas décadas três povos indígenas lutam pela demarcação de seus territórios. Com a campanha implacável, agora os indígenas passaram a sofrer ameaças.

Semagric

O titular e do adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRIC), de Porto Velho, é alvo de críticas severas por parte de membros do Poder Legislativo, sobretudo do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos), devido ao tratamento dispensado aos produtores rurais de distritos como Jaci Paraná e União Bandeirantes, entre outras localidades, os quais estão impossibilitados de escoarem seus produtos por falta de estradas, além dos alunos que vêm perdendo aula porque os ônibus escolares simplesmente não conseguem circular. Para piorar, as pontes que levam à Escola Municipal José de Freitas, no ramal Joana D’Arc estão caindo aos pedaços. Por conta disso, a escola vai fechar no dia 24 de outubro, segundo aviso que circula nos grupos de redes sociais.

Breno X Jair Montes

Após a derrota nas urnas, Breno Mendes e Jair Montes, ambos do Avante-RO se dividiram. Breno pulou o muro e agora está apoiando Marcos Rogério. Já Montes, apoia Marcos Rocha. Estratégia ou oportunismo?

 

Email da coluna: [email protected]