27 C
Porto Velho
sábado, maio 11, 2024
Home Colunas Coluna Zona Franca

Coluna Zona Franca

0
584

                                         O debate decisivo

Equipes de Lula e Bolsonaro criticam desempenho deles no primeiro debate na TV | Blog do Valdo Cruz | G1Se Bolsonaro tentou alguma coisa para diminuir a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno, foi em vão. Muito pelo contrário. Os ataques infundados utilizando fake news e notícias requentadas agiram contra o próprio que os desferiu. Bolsonaro sentiu nos próprios pés os tiros dados por ele contra Lula. E, pior. “Ajudado” por um padre fake. Um “padre de festas juninas”, como bem observou a candidata Soraya Tronik. Era só o que faltava nestas eleições. A “ajuda” do padre fake, na verdade, ajudou a Lula. Pokemon tumultuou o debate e não respondeu a nenhuma pergunta que satisfizesse o indagador. Em suma, Padre Kelmon não passa de um verdadeiro conto do vigário.

Simone Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), se saiu bem no debate, principalmente no quesito meio ambiente. Mesmo sendo do agro, Tebet defendeu a Amazônia e disse que desmatamento terá tolerância no governo dela. Lula gostou.

Xô, privatista

O candidato do Novo, se eleito, vai vender a Caixa, BB, BNDES, Petrobras, Eletrobras. Esse cara é doido. BB, Caixa e BNDES são responsáveis pelo desenvolvimento do País, inclusive apoia o agro com seus investimentos e financiamentos. Vai privatizar a p….

Sigilo de um século

Ao longo do mandato de Jair Bolsonaro, uma série de sigilos de 100 anos foi imposta para impedir o acesso a informações consideradas sensíveis pelo governo. As visitas ao Planalto se tornaram secretas nos casos que incluem os filhos do presidente e os convidados da primeira-dama Michelle Bolsonaro. O governo alega que há informações pessoais nos documentos. Conforme levantamento do “Estado de S. Paulo”, de 2019 a 2022 o governo impôs segredo a pelo menos 65 casos que tiveram pedidos de acessos via LAI (Lei de Acesso à Informação) por órgãos da imprensa. Entre eles, está o sigilo a telegramas do Itamaraty sobre a prisão do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho no Paraguai e o caso do médico Victor Sorrentino, detido no Egito sob acusação de assédio. Em janeiro de 2021, o governo impôs sigilo de 100 anos para o cartão de vacinação de Bolsonaro. Segundo a assessoria da presidência, os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem” do presidente. O governo Bolsonaro também determinou o sigilo de 100 anos sobre informações dos crachás de acesso ao Palácio do Planalto emitidos em nome dos filhos Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).(O Globo)

 

Manoelzinho do Sintero 

O ex-vereador Manoelzinho do Sintero (PT-PVH), gravou vídeo pedindo votos, claro, para Lula para presidente e Daniel Pereira ao governo de Rondônia. Pediu votos para Fátima Cleide à federal e à professora Léo Simão, para deputado estadual. E, para a alegria de Expedito Júnior (PSD), Manoelzinho pediu votos para ele ao Senado Federal. Manoelzinho reconheceu o trabalho de Expedito, principalmente sobre a Transposição. Saber reconhecer é uma virtude.

Ramon também

O presidente do PT de Porto Velho e ex-candidato a prefeito Ramon Cujuí, também declarou voto útil ao ex-senador Expedito Júnior, pelos mesmos motivos: reconhecimento de trabalho em mandatos anteriores. Além desses, outras personalidades da política e da sociedade declararam votos à Expedito, como o ex-presidente da Funcultural, Antônio Ocampo. 

Mariana

O Metrópoles publicou  que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia apontou irregularidades em benefícios fiscais dados pela Prefeitura de Porto Velho (RO) à FIMCA da família de Mariana Carvalho, candidata ao Senado pelo Republicanos no estado. A decisão foi assinada no mês passado. A FIMCA, pertence ao primeiro suplente de Mariana Carvalho, Aparício Carvalho, pai dela. Segundo o Metrópoles, a “Execução desvirtuada, notadamente pela ausência de estudos de impacto da receita e medidas de compensação, o que implicou em renúncia de receita, conferindo prejuízo expressivo ao Município de Porto Velho”. Vai vendo, Brasil.

Bagatolli

O candidato ao Senado, Jaime Bagatolli (PL), que não usou fundo eleitoral, criticou Mariana Carvalho, campeão de uso de verbas públicas. Ela recebeu mais de 2 milhões e setecentos mil reais do fundo eleitoral partidário. Realmente, um acinte.

Governo de Rondônia

Por inabilidade, e talvez, soberba, o candidato que tinha mais chance de vencer o governador Marcos Rocha (União Brasil), empacou no segundo lugar, segundo a última pesquisa do IPEC. Capaz de Léo Moraes (Podemos) ou Daniel Pereira (Solidariedade), ultrapassarem o senador Marcos Rogério (PL). E Rocha corre sério risco de reeleger.

Apostas da coluna

Ao final de mais essa campanha política, a coluna Zona Franca aposta que mais de 70%  da bancada federal será renovada. Além das reeleições líquidas e certas de Mauro Nazif (PSB) e Expedito Netto (PSD), pelo menos quatro candidatos estão bem posicionados e deverão se eleger neste 2 de outubro: Fátima Cleide (PT), Samuel Costa (PCdoB) e Uberlando (MDB). O ex-DER, Elias Rezende (União Brasil), é também um nome certo para compor a Câmara Federal.

 

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino é candidato a deputado federal pelo MDB-RO

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Lista dos principais candidatos a deputado estadual em RO

Sid Orleans pré-candidato a deputado estadual

Fábio Sphera (Patriota), Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL),

Estênio Júnior

Dabson Bueno (União Brasil), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]