Coluna Zona Franca

0
1068

Bolsonaro cai

Quem estiver sonhando com uma nova onda Bolsonaro para se eleger ou se reeleger, pode tirar o cavalo da chuva que não vai rolar. Com a prisão de pastores evangélicos, dentre eles, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, o que restava de esperança de uma reeleição, foi pro saco. Com a instalação da CPI do MEC a vaca vai pro brejo antes do primeiro turno. O mantra de que no governo Bolsonaro não tem corrupção.

 

 

Lula escaldado

Lula sobre prisão de ex-ministro Milton Ribeiro: “Está provado que ele roubou? (…) Eu defendo o direito à defesa para todo mundo (…) Eu não sei se já foi investigado, se tem uma autorização da Justiça para prender. Mas que ele foi um mau ministro da Educação, ele foi”. Lula é gato escaldado quando o assunto é prisão. O ex-presidente reprovou nesta quinta-feira a prisão do ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro, Milton Ribeiro, em razão de suspeitas de corrupção no ministério. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Difusora de Manaus (AM).

100 anos de suspense

Bolsonaro colocou sigilo no próprio cartão de vacina, no cartão corporativo, no encontro com pastores, na visita dos filhos e agora no processo de asfixia do Genivaldo. Não é sigilo. O nome disso é ocultação de crimes.

PORTAS FECHADAS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes conversaram a portas fechadas na quarta (22) em uma sala na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os dois se encontraram no jantar que Lira fez em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que celebra os 20 anos de sua indicação para a corte. Alexandre de Moraes vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de agosto e tem sido um dos principais alvos de ataques de Bolsonaro.

Rabo preso

Ex-senador Magno Malta (PL-ES), aliado de Bolsonaro deletou e escondeu mais de 1 mil vídeos de canal no YouTube após ser alvo de queixa-crime por calúnia. Magno acusou, sem provas, o Ministro Barroso de “bater em mulher”. O conteúdo deletado correspondente a cerca de 80% do seu canal.

 

Fascista preso

O procurador Demétrius Oliveira de Macedo (foto) foi preso na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo. A Justiça decretou ontem a prisão preventiva de Demétrius após ele ter espancado a colega Gabriela Samadello Monteiro de Barros, durante expediente na prefeitura de Registro (SP).

Marcos Rogério fora

Vai vendo, Brasil

Com o pitt bull de Bolsonaro disputando o governo de Rondônia, o rei está nu. Marcos Rogério (PL-RO) que se notabilizou nacionalmente (vai vendo, Brasil), como defensor do presidente, está focado em vencer as eleições de 2 de outubro. Que também não será uma tarefa fácil nem para o bolsonarista governador Marcos Rocha. O mar não está para peixe no oceano bolsonarista.

É a vez da esquerda

Com o esfacelamento do bolsonarismo em todo o Brasil, diante do favoritismo de Lula vencer já no primeiro turno, a esquerda rondoniense tem uma oportunidade única de chegar no segundo turno para o governo, eleger um senador e pelo menos três federais e cinco estaduais. Para isso, a Frente Democrática tem que se unir.

Senado Federal

A disputa pela única vaga de senador da República em Rondônia está sendo bastante acirrada, antes mesmo do início da campanha. Pelo lado do pré-candidato ao governo Marcos Rogério (PL), tem dois pré-candidatos a pré-candidatos ao Senado: Expedito Júnior (PSD) e Jaime Bagatolli (PL). Pelo lado da Frente Democrática, também dois nomes estão travando nos bastidores: Mauro Nazif (PSB) e Daniel Pereira (SDD). Aliás, amanhã, 24, é o Dia D da Frente Democrática.

Pré-candidatos a deputados estaduais

Eyder Brasil, candidato à reeleição

Maria Leonice Tupari (Rede), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Eyder Brasil (PL), foto, Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH) e Janilto (PT-P. Bueno).  

Pré-candidatos a deputado federal

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH), foto,  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). 

Pré-candidatos ao Senado

Mariana Carvalho (Republicanos), foto, Expedito Júnior (PSD)Jaqueline Cassol (PP), Daniel Pereira (Solidariedade)Jaime Bagattoli (PL)Benedito Alves (PDT) e Léo Fachin (Avante).

Por Roberto Kuppe

Email da coluna: rkuppe@gmail.com