Coluna Zona Franca

0
195

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "LIVE SEREI CANDIDATO? Amanha! (Horário RO DIA 20 12H30 CONFÚCIO MOURA Anúncio da DECISÃO definitiva ELEIÇÕES 2022 facebook @confucio.moura CONFUCIO SENADOR CON MOURA"Confúcio será candidato

É hoje! A coluna não tem certeza, mas bastidores e fontes bem confiáveis garantem que o senador Confúcio Moura (MDB) vai ceder às pressões de todos os lados e sair candidato. Ele vai anunciar hoje, domingo, a decisão dele às 12h30, horário de Rondônia com transmissão de live em várias plataformas digitais como Facebook. A expectativa é de que ele diga sim, mas, no entanto, após ser eleito senador em 2018, Confúcio dissera na ocasião que aquela seria a sua última disputa eleitoral. A conferir logo mais.

Quais pressões?

Nos últimos meses o senador vem sofrendo pressões do partido, de partidários, de amigos e até da primeira suplente dele, claro. O clã Raupp quer voltar ao poder. Com um candidato forte ao governo os Raupp terão condições de disputar as eleições deste ano com chances de se elegerem. Talvez o ex-senador Valdir Raupp  tente a Câmara dos Deputados e Marinha Raupp, a Assembleia Legislativa.

Nada a perder

O que Confúcio tem a perder disputando o governo? Nada. Se perder as eleições, continua no Senado até 2026.

Confúcio X Marcos Rogério

Esse encontro poderá ocorrer, caso ambos os senadores saiam candidatos ao governo de Rondônia. Se confrontarão, de um lado, um médico que acredita, claro, na ciência e fez um excelente papel durante a pandemia. Do outro, um seguidor de Bolsonaro que é contrário à ciência, às vacinas e filiado ao PL, do investigado Valdemar da Costa Neto. Como se diz, não será difícil fazer uma escolha.

Cidadania fora

O PSDB e o Cidadania fecharam e vão marchar juntos nas eleições numa federação partidária. Ou seja, casamento de papel passado, assinado e em comunhão de bens. O fato tira o Cidadania de Rondônia do G7 liderado pelo PT.

O G7 continua

O Partido Verde (PV) deverá integrar a federação em apoio à Lula presidente. Neste caso, o PV de Rondônia poderá integrar o arco de alianças em torno do nome de Anselmo de Jesus (PT) ao governo.

Jesualdo preocupado

Quem anda preocupado com a federação de partidos é o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). É que o partido dele em São Paulo quer colocar água no chope da federação. Em meio aos desentendimentos entre PT e PSB para a formação de uma federação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ter um encontro com o ex-governador Márcio França (PSB) na tentativa de resolver um dos principais entraves na negociação entre os partidos: a eleição de São Paulo.

Jesualdo preocupado 2

O PT está decidido a lançar o ex-prefeito Fernando Haddad (SP) na disputa pelo governo paulista. Já França não abre mão de se candidatar ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSB. Sem resolver essa questão, tanto petistas como integrantes do PSB avaliam que a federação, que prevê a união formal dos partidos ao longo de quatro anos, tende a não sair do papel. Além desse, há outros imbróglios que travam o acordo entre as siglas, que também conversam com PV e PC do B para formar a união de partidos.

Lula em perigo

As pesquisas indicam que as favas não estão contadas e o ovo ainda está na cloaca da galinha. Traduzindo, as eleições ainda não estão ganhas e Lula tem razão: tem que conversar com a esquerda, direita e centro. É o que ele, sabiamente, vem fazendo. Enquanto tem pseudo esquerdista atacando o Lula , Bolsonaro e Moro tem juntos de acordo com a ultima pesquisa 40 % das intenções de votos. Resta claro que tá na hora de algumas pessoas amadurecerem e colocarem o projeto de país acima de seus projetos particulares.

Lula em perigo 2

O lado de lá é cruel, maligno e capaz de tudo. Quem disse isso foi o ex-ministro Joaquim Barbosa, que teme um atentado contra o ex-presidente. Barbosa tem razão. Bolsonaro fez brotar em vários rincões brasileiros uma legião de sanguinários disposta a tudo para mantê-lo no poder. Estão armados das unhas aos dentes.

Manifesto pró-Lula

O Grupo Prerrogativas, que reúne advogados, juristas e profissionais do Direito, lançou neste sábado (19) um manifesto pele eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições deste ano. O manifesto é articulado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que participou de live do jornalista Gustavo Conde, transmitida na TVT, para o lançamento do manifesto. Randolfe disse que diante da situação do país com o governo Bolsonaro é preciso haver uma ampla unidade democrática para enfrentar o risco de reeleição de um governo identificado com o fascismo.

Txai Suruí

Ativista Txai Suruí, que estreia coluna na Folha – Gabriel Uchida

Quem está em alta é a ativista indígena rondoniense Txai Suruí, que acaba de assinar com a Folha de S. Paulo uma coluna semanal. Filha do cacique Almir Suruí e de Neidinha Suruí, referências nas lutas pelas causas indígenas na Amazônia, Txai é coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé e é uma das fundadoras do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia. Na abertura da Conferência da ONU pelo Clima, ela foi a única brasileira a discursar. Sua coluna semanal será publicada nas versões online e impressa (pág. A2) da Folha, aos sábados.

Almir deputado

Por falar nos Suruí, continuamos surpresos com a decisão de Almir Suruí sair candidato a deputado federal pelo MDB de São Paulo. Ele deve ter as razões dele. Apesar disso, desejamos sucesso à difícil empreitada.

Os prés ao governo

Eis os principais candidatos ao governo de Rondônia: Frente Ampla com 7 partidos,  Confúcio Moura (MDB), Hildon Chaves (PSDB), Ivo Cassol (Progressistas), Marcos Rocha (PSL) e Marcos Rogério (PL). O governador sairá desses nomes, com certeza

Os prés ao Senado

Além do favorito Expedito Júnior (PSD), segundo as pesquisas, disputarão a única vaga: Ramon Cujuí (PT) e Jaime Bagattolli (PSL). Só os fortes.

Os prés a Federal

Os nomes mais fortes para deputado federal, são estes, por enquanto: Fátima Cleide (PT), Jesualdo Pires (PSB), Samuel Costa (PCdoB), Ro13erto Kuppê (PT), Claudio Carvalho (PT), Pimenta de Rondônia (PSOL), Alessandra Lulas (PT), Dr. Welison Nunes (Avante), dentre outros.

Os prés a Estadual

Já para deputado estadual, a lista é longa. Hermínio Coelho (PT), Sid Orleans (PT), Everaldo Fogaça (Republicanos), Dra. Taíssa Souza (PV-Guajará), Professora Lílian (PT-Guajará), Raí Ferreira (PSD), dentre outros.

Guajará-Mirim urgente

Foram protocolados dois pedidos de cassação da prefeita Raíssa Bento (MDB), de Guajará-Mirim, por diversos crimes que supostamente foram cometidos. Dentre os mais graves estão os relacionados ao setor de saúde, que neste momento está com seu oitavo secretário. Um deles foi nomeado apesar de estar cumprindo prisão domiciliar, condenado pela Justiça Federal do TRF 3 pela prática de crimes, como falsidade ideológica, falsificação de documento publico, e o mais grave, exercício ilegal da profissão (médico).

Guajará-Mirim urgente 2 

Nas eleições de 2020, o eleitor de Guajará teve oportunidade de escolher, dentre um leque de opções, uma advogada, uma professora e uma corrupta. Escolheu o pior candidato. O resultado está aí. A clássica frase “eu avisei”, muito utilizada em nível nacional, cabe neste contexto.

Para refletir

Os eventos naturais como chuvas são inevitáveis. Por isso mesmo, é possível prever chuvas e possíveis tragédias. O ocorrido há duas semanas em Petrópolis, é uma recorrência, uma tragédia anunciada e repetida. Por que não se evitam mortes, se há esta possibilidade? Por que as autoridades não tomam providências, deixando o povo à mercê da morte?

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "Jamil, 14 anos, carregava colo um bebê em temporal em Petrópolis. Carlos Mesquita ganhou Prêmio Esso, mas ficou angustiado. Fotografou pensando que o bebê estivesse vivo NADA MUDA Geti Trinta dois anos depois de ser fotografado tentando salvar um bebê de temporal em Petrópolis, Jamil Luminato enterrou filha dois netos, vítimas de deslizamento no mesmo lugar PIC.COLLAGE"