Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1956
Roberto Kuppê, no Comitê de Imprensa do Senado, em 2006

 

Por Roberto Kuppê (*)

Podemos

Bosco da Federal e Héverton Aguiar

O Podemos (antigo PTN) deverá vir definitivamente para as mãos do excelentíssimo senhor promotor e ex-Procurador Geral de Justiça, Héverton Aguiar, que já pediu aposentação para disputar ao governo de Rondônia em 7 de outubro próximo. Neste momento, o martelo está sendo batido em Brasília com a direção nacional do partido. A informação é do PF, Bosco Costa, o Bosco da Federal que é candidatíssimo ao Senado Federal.

Podemos 2

Haviam rumores de que o Livres que estava alojado no PSL antes do Bolsonaro tomar o partido, estaria entrando pelas portas dos fundos do Podemos, mas a investida foi abortada a tempo. Na verdade, o Livres está atirando para tudo o que é lugar.  Dizem que vão adotar uma “estratégia suprapartidária” nas eleições deste ano. Os membros do movimento terão liberdade para se filiar ao partido de sua preferência. Há conversas com Partido Novo, PPS, Rede e… Podemos, segundo o Livres.

Reforma da Previdência

O filho do capiroto, deputado Marun (PMDB-MS), disse que só faltam 40 votos para fechar a aprovação da reforma da Previdência. Isso significa, por exemplo, que a bancada de Rondônia mais uma vez vai votar em peso, com exceção de Expedito Neto (PSD) que votará contra. E, se PSDB fechou questão a favor da reforma, como ficará a deputada Mariana Carvalho, que vinha cantarolando que ia votar contra?

Daniel Pereira

O vice-governador de Rondônia, que assume as rédeas do Estado dentro de 60 dias, está meio recluso montando a equipe dele. Não atende mais a imprensa como antigamente. Agora a coisa ficou séria. O burburinho que corre por aí é de que ele estaria disposto a disputar um mandato de quatro anos nas próximas eleições.

Daniel Pereira 2

Dois acontecimentos seriam decisivos para que Daniel Pereira concorresse nestas eleições. As desistências de Maurão de Carvalho (MDB) e Acir Gurgacz (PDT) à sucessão de Confúcio Moura.

Ivo Cassol

O temor de qualquer candidato é o de que o senador Ivo Cassol (PP) consiga registrar a candidatura dele ao governo. A possibilidade é grande, analisam advogados e especialistas. Cassol começa a cumprir a sentença de quatro anos de prestação de serviços  enquanto a defesa dele protocola o pedido de prescrição da pena. Juridicamente é possível. Tá na lei.

Acir Gurgacz

Quem também não está nada bem na foto é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento da Ação Penal (AP) 935 contra o senador. Conforme a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no período de 2003 a 2004, o senador teria obtido, mediante fraude, financiamento junto ao Banco da Amazônia com a finalidade de renovar a frota de ônibus da Eucatur, empresa de transporte gerida por ele. Na sessão desta terça-feira (6), houve a leitura do relatório, pelo ministro Alexandre de Moraes, bem como a manifestação da PGR, solicitando a aplicação da pena de cinco anos de reclusão em regime inicial fechado e a imediata execução da pena. A análise da matéria deverá ser retomada na próxima sessão da Primeira Turma, no dia 20 de fevereiro.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ação judicial em curso no STF (AP 935) não é diretamente contra o senador Acir Gurgacz. Ela está relacionada à empresa Eucatur, da qual o senador participava, até 2009, com 0,5% (meio por cento) das cotas.
A ação judicial discute empréstimo da pessoa jurídica junto ao Banco da Amazônia – para renovação da frota de ônibus e capital de giro –, feito em 2004, quando o senador já estava afastado das atividades administrativas, tendo assinado o contrato apenas como avalista.
Como a empresa já pagou integralmente o empréstimo, bem como apresentou sua defesa, afastando às supostas irregularidades, o senador considera injusta a inclusão de seu nome na ação judicial, e que isso ocorre por conta de sua atuação política.
O senador ressalta que confia na Justiça, que, ao analisar cuidadosamente os autos, os argumentos e as provas apresentadas pela defesa, reconhecerá sua inocência.

Assessoria de Imprensa do Senador Acir Gurgacz

Eleições 2018

O hotsite Eleições 2018 do Mais RO apresentou um mosaico com os principais pré-candidatos nas eleições deste ano. Veja se o seu candidato está bem na foto:

É federal

O secretário da Agricultura, Evandro Padovani vai sair a deputado federal. Mas, está sem partido ainda.

É federal 2

De Machadinho do Oeste, o vereador Messias Fernandes (Machadinho) disse que também vai disputar uma das oito vagas de deputado federal.

É senadora

Já a ex-senadora Fátima Cleide (PT), que nas últimas eleições concorreu à deputada federal, disse que será candidata ao Senado Federal.

É senador

Outro pré-candidato que não abre mão do Senado Federal é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB).

É estadual

O apresentador de um programa policial na Rede TV Rondônia, Rosinaldo Guedes, anuncia que disputará desta vez uma das 24 vagas de deputado estadual, pelo PDT. Em 2016 disputou a vereança.

Terrinha

O líder do Movimento de Luta pela Terra (MLT), Irailton Dáurea (no centro da foto), mais conhecido como Terrinha, é o sujeito citado no áudio abaixo, que não se vendeu, segundo o suplente de vereador, Raimundinho Bike Som (PHS). Terrinha é pré-candidato ao Senado Federal pelo PMB. Ouça o áudio:

 

Mais um fascista preso

O deputado João Rodrigues (PSD), preso hoje, foi flagrado vendo pornô na Câmara e criticou os supostos “tarados” que defenderam a performance no MAM, dando coro para MBL, Alexandre Frota e nomes da direita estúpida e anti-petista. Golpista, Rodrigues votou pelo impeachment de Dilma Rousseff e bateu boca com Jean Wyllys, chamando-o de escória. Defende em seu mandato os ruralistas.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Fim do mundo

Que tiro foi esse que desferiram contra a cultura e o bom senso do brasileiro? Além de ser um tremendo mau gosto, a “música” faz uma acintosa apologia à violência. Milhares de pessoas morrem todos os dias no Brasil vítimas de armas de fogo. A maioria crianças, adolescentes e mulheres. Inocentes! E, o pior de tudo é que alunos aspirantes à policial militar de Rondônia aderiram à moda e gravaram dois vídeos simulando levar tiros, caindo ao chão. Vejam abaixo os vídeos.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações : [email protected]