Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
243

Por Roberto Kuppê (*)

                                       Inimigo do Brasil

Se enganam quem diz que o único culpado por tudo isso que está aí é o Bolsonaro. Claro, ele leva a maior parte da culpa, mas, tem um cidadão chileno que poderia acabar com toda essa farra verde oliva, mas não o faz, porque faz parte do esquema: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia é a cara da cumplicidade. Quando se refere ao presidente, o faz com parcimônia, com calma e com impressionante e inexplicável carinho, quase fraternal. Mas, Maia não está só. Ele tem apoio da maioria dos deputados, exceto da esquerda, para frear um eventual pedido de impeachment. O Congresso Nacional está fechado com Bolsonaro, mesmo que isso custe a vida de centenas de milhares de brasileiros. Quem sobreviver ao vírus, verá.

                               Fundeb X Paulo Guedes

Se depender do ministro da Economia, Paulo Guedes, o MEC seria extinto e, com ele, o Fundeb, o ensino gratuito. Não é alarmismo! É a realidade. A coluna já tocou nesse assunto no ano passado. O objetivo de PG é encher as escolas particulares de dinheiro, no sentido exato das palavras. Veja AQUI  os tópicos da Coluna do RK de novembro de 2019 que trata do fim do MEC. Ah, o senador da Educação, Confúcio Moura (MDB-RO), não está gostando nada disso.

 

                                 O Brasil virou piada mundial

 

                                 

                                 Alameda jornalista Euro Tourinho

Será descerrada no próximo dia 30 de julho, às 19h, a placa comemorativa alusiva à homenagem ao jornalista Euro Tourinho, falecido no ano passados aos 95 anos. O pioneiro do jornalismo rondoniense dá nome à antiga rua Guiana. O evento acontecerá no Buraco do Candiru, barzinho frequentado por jornalistas, advogados, intelectuais e pescadores. Não será um Baile de Máscaras, mas no convite diz que é obrigatório o uso de máscaras e o traje será social. Ah, o endereço: Alameda jornalista Euro Tourinho, 2863, em Porto Velho (RO). A casa aceita todos os cartões, exceto o CaixaTem (risos).

                                              PT & PSOL

Em pelo menos seis capitais, PSOL e PT vão se apoiar mutuamente e em cidades importantes como Campinas. Em São Paulo, o PT deverá abrir mão de candidatura própria para apoiar Boulos (PSOL), que já é o terceiro colocado nas pesquisas. Em Porto Velho, será a vez do PSOL abrir mão para apoiar Ramon Cujuí, do PT.

                                      Porto Velho cobiçada

O que Porto Velho tem de tão especial que, pelo menos 18 pré-candidatos desejam administrá-la? Além do prefeito Hildon Chaves (PSDB), claro, eis alguns dos pretendentes: Ramon Cujuí (PT), Samuel Costa (PCdoB), Breno Mendes (Avante), Fabrício Jurado (DEM), Cristiane Lopes (PP), Mauro Nazif (PSB), George Braga (MDB), Pimentel (MDB), Léo Moraes (Podemos), Ciça Andrade (PSL), Vinícius Miguel (Cidadania), Terrinha (Prona), Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), Thiago Tezzari (PSD), Leonel Bertolini (PTB), Pimenta de Rondônia (PSOL) e até o Ruy Motta(PDT). 

                                    Braga & Samuel Costa

O ex-governador e diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, comandou uma live com os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho, George Braga (MDB), Samuel Costa (PCdoB) e de Rolim de Moura, Rodnei Paes. O assunto, claro, administração municipal. Braga é um dos magos da gestão pública rondoniense, tendo sido um dos responsáveis da boa gestão do governo  Confúcio Moura por dois mandatos. Samuel Costa é um dos líderes da esquerda e revelação de nossa política.

                                       Marcos Cunha, para vereador

Agora é a vez dele enfrentar as urnas. Após ajudar muitos políticos a serem eleitos, Marco Cunha será candidato a vereador nestas eleições pelo Solidariedade. Mas, quem é ele? Filho de Porto Velho, Cunha é Consultor de energia solar. Está na política desde muito cedo, quando tinha apenas 17 anos junto com seu pai o saudoso Chico Cunha, fundador dos bairros são Francisco e Mariana no ano de 1987 e lutando contra os poderosos e a justiça. “Conseguimos criar os bairros mais não foi fácil e hoje é a realidade. Ainda falta muito por fazer e ano passado meu pai veio a falecer e me fez um pedido que me candidatasse e tomasse conta desses bairros”, disse à coluna. Por oito anos esteve no governo Confúcio, nomeado coordenador da extinta SEDES, depois para Casa Civil e governadoria assumindo o cargo de assessor de gabinete. Boa sorte!!!

 

 

                                        Eleições virtuais 2020

As eleições deste anos serão virtuais. Pelo menos, a propaganda já está sendo feita através das redes sociais. Por enquanto o aperto de mão e os tapinhas nas costas estão proibidos. Quem tiver intimidade com as novas tecnologias vai se dar bem. Em Porto Velho, o bruxo do marketing político Armando Bueno é o caminho para quem quer obter conhecimento sobre Estratégia de Conteúdo, Construção de Reputação nas Redes Sociais, Anúncios em Redes Sociais e Google, Ferramentas Digitais, Planejamento, Produção de Conteúdo, Monitoramento de Resultados, Automação de Marketing, Direito Legislativo, SEO, Business Intelligence, Robôs de Conversação, dentre outros tópicos voltados à estratégia e monitoramento de campanha, treinamento de equipe e formação de líderes. Zap do Bueno: 69 99278-8283.

 

                                    Níver de Nova Mamoré

Hoje é aniversário do município de Nova Mamoré, que completa 32 anos. Administrada pelo competente professor Claudionor (PDT), Nova Mamoré é motivo de orgulho no tocante ao combate da Covid-19. Há quase um mês, o município não registra nenhum óbito pelo vírus, estando com apenas cinco vítimas fatalizadas. O número de casos tem caído muito e o de curados, subido. O deputado estadual Jair Montes (Avante-RO) rendeu homenagens à Nova Mamoré. Parabéns!!!

441 casos 243 curados 5 óbitos

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político