CARTA ABERTA AOS EMEDEBISTAS DE PORTO VELHO

Williames Pimentel

Porto Velho, 15 de dezembro de 2023

Amigos e amigas do MDB de Porto Velho, escrevo estas palavras com o objetivo de agradecer o apoio e de me colocar à disposição para trilharmos, juntos, uma jornada desafiadora que se coloca diante de nós. As mudanças são necessárias e fazem parte do processo democrítico, mas tenho clareza que faremos o  melhor. E não há fracasso maior do que, ao pleitearmos mudanças com argumentos de que as coisas estão ruins, fazemos pior do que estava. Sou homem de missões e me nego a piorar o que encontrei ruim.

Nos três últimos meses vivi duas emoções intensas. Uma, ligada à minha carreira profissional e outra à minha vida partidária.

No campo profissional, a expectativa de assumir posição no governo federal, com nova missão, agora a serviço da Presidência da República, ampliou meus níveis de responsabilidade e de dedicação, ainda mais por ser um instrumento de transformação colaborativa para o engrandecimento do Sistema Único de Saúde Brasileiro, cuidar de pessoas.

Na área partidária, as articulações para ajustar o nosso diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, de Porto Velho ao novo momento político-eleitoral. Como é sabido por todos e todas, sempre me coloquei à disposição do partido como um quadro técnico, aquele que se colocava com capacidade de buscar soluções onde os problemas pareciam insuperáveis. As condições em que assumi as missões são do conhecimento de todos e todas – e como os deixei – comprovam isto.

Embora um militante combativo no interior do partido, nunca assumi nenhum cargo de direção por achar que seria mais útil se livre da burocracia partidária, que é maçante e impiedosa. No entanto, com as proximidades das eleições de 2024 e a necessidade de adequar o partido às regras eleitorais, iniciamos um debate sobre os caminhos a seguir. Na agenda inicial, uma demanda importante: a reativação do Diretório Municipal, cujo mandato estava vencido. Isto implicava na escolha dos novos integrantes do Diretório Municipal  e a formação da Executiva representativa.

Mesmo no MDB, um partido sem a tradição de tendências ou correntes partidárias, a convergência não é tarefa simples. Os grupos de interesses estão lá, ajudam a movimentar a agenda partidária, discutem estratégias, opinam sobre tudo, marcam posição, interagem para cima e para baixo, influem nas tomadas de decisões, enfim, constroem a dinâmica saudável da agremiação.

Esta clareza eu tinha.

Um acordo entre o senador Confúcio Moura e o deputado federal Lúcio Mosquini, que é o nosso presidente estadual, possibilitou a constituição da Comissão Provisória, com a incumbência de reestruturar o Diretório Municipal em primeiro lugar, e em seguida elegermos a Executiva. Este processo levou 90 dias. Foi fielmente cumprida esta missão.

Após inúmeras reuniões, mobilizações, debates e conversas, houve convergência para uma espécie de consenso em torno do meu nome – o que muito me honrou.

Com este espírito, fomos para a Convenção de Constituição do Diretório Municipal no dia 2 de dezembro, em chapa única. Assim foi feito.

No dia 9 de dezembro, após uma semana de intensas negociações, escolhemos os novos membros da Executiva do Diretório Municipal do MDB, tendo eu como presidente. Com a firmeza de defender os interesses do nosso Partido, pactuando com todos de forma depreendida, como sendo o único interesse o desenvolvimento do partido, jamais permitiremos fugir desta filosofia de manter o interesse coletivo acima dos interesses personalíssimos. Estaremos a frente deste processo partidário, com olhar democrítico e receptivo a novos caminhos, para o Partido.

Manteremos nossos compromissos de defender politicas de inclusões sociais e de desenvolvimento econômico sustentável, combater a negação da política como instrumento de transformação social e enfrentar o radicalismo político. Com o foco no fortalecimento da unidade e na revitalização das instâncias partidárias, conclamo todos e todas,  a se juntarem  a nós neste movimento que é do tamanho do legado do MDB para o Estado de Rondônia,

Feliz natal e próspero 2024!

Postal de Feliz Natal com nome Pimentel

Williames Pimentel