Aposentadoria: conheça 5 modalidades para conseguir o benefício

0
66

O momento da aposentadoria é muito esperado por alguns trabalhadores, isso porque introduz uma nova fase da vida que proporciona um momento de descanso para quem contribuiu a vida inteira. Existem diferentes opções de aposentadoria projetadas para atender a diferentes situações e necessidades de cada pessoa. E elas levam em consideração fatores determinantes durante a vida do profissional.

Desde a mais conhecida, que é a aposentadoria por idade e tempo de contribuição, até as mais específicas, como por invalidez, o sistema previdenciário oferece uma gama de alternativas para garantir uma jornada tranquila após anos de serviço laboral. Por isso, precisamos entender as características e os critérios de cada uma das modalidades para entender qual se adequa melhor a cada caso.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Com a reforma da previdência, além da idade mínima exigida para se aposentar, o contribuinte precisa também cumprir um tempo de contribuição mínimo para conseguir dar entrada na aposentadoria. O valor recebido varia de acordo com o tempo de contribuição e a média do salário do trabalhador. A maior vantagem é obter a aposentadoria mais cedo, caso atinja os requisitos de tempo de contribuição, além de poder continuar trabalhando depois de aposentado.

Aposentadoria especial

Essa modalidade é destinada aos trabalhadores que exercem atividades periculosas que podem oferecer riscos à saúde ou à integridade física. Esses trabalhadores podem se aposentar com menos tempo de contribuição, pois a ideia é compensar o risco que eles correm. Para conseguir entrar  com a aposentadoria especial, é preciso comprovar a exposição a situações de perigo no trabalho.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício criado para as pessoas que se tornaram incapazes de voltar ao trabalho de forma permanente, seja devido a uma doença ou acidente, que pode ter acontecido no trabalho ou não. Essa condição deve ser comprovada por meio de uma perícia médica do INSS, e, para ter esse direito, é preciso ter contribuído por, no mínimo, 12 meses.

Aposentadoria híbrida

aposentadoria híbrida é a modalidade em que o trabalhador pode somar os tempos de trabalho urbano e rural para receber o benefício. Esse modelo foi criado para atender as pessoas que migram para grandes cidades ou para o campo e, ao longo da vida, acabam acumulando os dois tipos de trabalho. Nesse formato, o que conta é a idade mínima e o tempo de contribuição.

Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade

Esse benefício é destinado a pessoas com deficiência que já tenham chegado à idade mínima de 60 anos para homens e de 55 para mulheres. Para ter acesso a essa modalidade, o trabalhador precisa comprovar um tempo mínimo de contribuição ao INSS e a existência da deficiência durante esse período.