Alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho retornam às aulas na segunda-feira

Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública municipal retornam às aulas presenciais na próxima segunda-feira (16). Conforme planejamento da Prefeitura de Porto Velho, serão obedecidos os mais rigorosos protocolos sanitários para proteger a saúde dos estudantes e servidores.

O retorno das aulas será em formato híbrido. Parte dos alunos estará nas escolas e parte terá atividades remotas em casa. Esta é uma das providências adotadas para que não ocorram aglomerações.

LIDERANÇAS

A secretária municipal de Educação, professora Gláucia Lopes Negreiros, esteve reunida com representantes do Sintero, sindicato que representa os trabalhadores da educação. “Fizemos um histórico de toda a situação. O sindicato participou ativamente de todas as reuniões, desde março do ano passado até o presente momento”, destacou.

“Nós cumprimos todas as medidas do plano de ação para o retorno, inclusive com a antecipação das vacinas para todos os trabalhadores da educação, por isso faremos retorno no dia 16 de agosto”, explica Gláucia Negreiros.

Segundo a secretária, para o retorno foi ouvido um epidemiologista renomado. Foi levada em conta, ainda, a análise de nota expedida pela Fiocruz que garante segurança dos procedimentos que serão adotados. “Temos um espaço de tempo mínimo de 10 dias após todos os servidores serem imunizados com a segunda dose da vacina. Isso garante a segurança todos”, enfatiza Gláucia Negreiros.

“As aulas remotas já reiniciaram para 44.276 estudantes matriculados em 2021. Agora, precisamos sentir como será a presença do aluno na escola de forma presencial. É uma construção coletiva, pensada e organizada”, enfatiza a secretária.

“Expliquei aos meus netos que precisam lavar as mãos e ficar sempre de máscara. O retorno é necessário”, disse a autônoma Marilene Costa Lima, que acompanhará os netos Cauan, Vinicius e Arthur, de 7, 9 e 11 anos, respectivamente, às aulas na Escola Municipal Padre Chiquinho, no bairro Areal.

A rede pública municipal tem 141 escolas e mais de 5 mil servidores. Eles retornarão às atividades de forma escalonada.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Facebook Comments