4 dicas para manter uma vida saudável e longe de doenças

Atualmente, a vida está cheia de comodidades, principalmente com o avanço da internet e os serviços disponibilizados pelos aplicativos. Entretanto, essa comodidade faz com que o sedentarismo aumente, o que é intensificado pelas obrigações diárias. Com isso, a busca pela vida saudável pode parecer ser mais difícil de alcançar.

 

O Brasil é considerado hoje o país mais sedentário da América Latina. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 70% das pessoas do mundo são sedentárias.

 

Esse tipo de situação gera o desenvolvimento de variados problemas de saúde, entre os quais podemos citar:

 

  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Problemas bucais.

 

Além disso, a falta de visitas periódicas ao dentista convenio e outros profissionais da saúde pode causar problemas variados, já que não há diagnóstico precoce.

 

A falta da atividade física é um dos principais fatores de falecimento por infarto, contando com 54% dos casos, seguido de 50% dos casos de derrame cerebral.

 

Por isso é muito importante manter uma rotina saudável no cotidiano e, no presente artigo, abordaremos algumas dicas que podem ser integradas à rotina para reduzir os riscos e que permitem uma maior qualidade de vida, mais longeva e longe de doenças.

Dicas para uma vida saudável

Manter uma vida saudável é muito importante para uma maior qualidade de vida, principalmente para garantir que ela seja longa e sem o aparecimento de doenças, tanto do coração, como corpo e doenças bucais variadas.

 

Neste tópico abordaremos algumas dicas para manter uma vida saudável e que podem ser incluídas na rotina.

1.   Cuide da saúde bucal

Cuidar da saúde bucal é fundamental para uma vida sadia. Por isso é necessário manter a higienização cotidiana, além das consultas periódicas aos dentistas, sejam eles de convenios odontologicos ou não.

 

Caso a saúde bucal não seja cuidada, muitas doenças podem aparecer – como cáries, gengivite e a periodontite. Inclusive, se não tratadas adequadamente, podem gerar problemas no corpo.

 

Um exemplo é a periodontite, que torna a boca vulnerável à bactérias que podem invadir a corrente sanguínea e causar endocardite.

Assim, a higienização três vezes ao dia após as refeições, uso de fio dental e a visita periódica ao dentista é muito importante para evitar o desenvolvimento dessas doenças e prevenir suas complicações.

 

Por esse motivo, contar com a cobertura de um plano odontologico pode ser muito vantajoso para quem deseja manter a saúde bucal em dia.

2.   Tenha uma alimentação mais saudável

A alimentação é um dos pilares da vida saudável. Contudo, por conta da correria cotidiana e dos aplicativos de comida e da facilidade de adquiri-los, comidas ricas em gorduras saturadas, sódio e açúcares vêm sendo consumidas em grandes quantidades, o que pode gerar doenças como derrames, obesidade e diabetes.

 

No entanto, esses aplicativos também podem ser usados como aliados de uma alimentação mais saudável.

 

Cabe mencionar que uma alimentação deficitária pode causar problemas bucais, segundo diversos especialistas da área. O principal problema, segundo eles, são o aparecimento de cáries e amarelamento dos dentes.

 

Por isso, a nutrição deve ser baseada em alimentos ricos em gorduras boas, como peixes, que é rico em ômega 3.

 

Também é importante comer alimentos oleaginosos como nozes, castanhas e amêndoas.

Esses insumos, segundo pesquisas da Universidade de Park nos Estados Unidos, reduzem o risco de problemas cardíacos em até 39%.

Outras dicas para uma vida saudável

Existem algumas outras dicas que podemos falar de forma mais detalhada e que contribuem muito para a melhoria da qualidade de vida.

1.   Faça exercícios físicos

O exercício físico é o oposto de uma vida sedentária e, por conta disso, se torna tão importante aplicá-lo na rotina de forma bastante intensa.

 

Ao colocar o corpo em movimento muitas doenças podem ser evitadas, como as cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

 

Outros benefícios dos exercícios físicos são a maior disposição e energia para enfrentar o cotidiano.

 

Os exercícios escolhidos devem ser aqueles que sejam do gosto do praticante, contribuindo com o bem-estar e a vontade em realizá-lo com regularidade, de modo que possam ser encaixados no seu cronograma diário.

 

Procure também um educador físico que pode indicar um programa de atividades ideal para os seus objetivos.

2.   Cultive bons relacionamentos

Uma vida sadia é aquela em que as dimensões emocionais e mentais também estão em dia e uma das dicas é manter bons relacionamentos.

 

Ter uma rede de amigos e familiares que podem ser suporte de afeto e carinho é muito importante.

 

Segundo a Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos, quem convive com amigos pode viver até 50% mais.

 

Deste modo, entendemos que para uma vida saudável e uma rotina mais equilibrada é necessário cuidar da saúde bucal (com apoio de plano dental empresarial), da alimentação e manter bons relacionamentos. Com essas dicas é possível viver bem e com muita qualidade.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Facebook Comments