XV Festival Amazônia Encena na Rua será realizado em junho na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

0
233

O Imaginário, Complexo Madeira-Mamoré e o Sistema Fecomércio realizarão o XV Amazônia Encena na Rua. O evento será nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2024, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O Festival conta ainda com a parceria do Grupo Ás de Paus, Taquara Produções Ltda e Zenital Produções Ltda.. Esta edição do Encena na Rua está dentro da programação do Sesc Apresenta.

A programação terá como atração o Grupo Ás de Paus, diretamente de Londrina (PR), participando da programação pelo Edital Mobilidade Artística da Funarte. A Cia de Danças Yaporanga, Teatro Ruante e O Imaginário também são presenças confirmadas.

Sobre o Amazônia Encena na Rua

O Festival busca estimular a produção das artes cênicas de rua da Amazônia Legal e do Brasil. O projeto possibilita o intercâmbio de linguagens e troca de experiências de grupos, companhias e artistas da Amazônia e do Brasil, por meio de apresentações, espetáculos, seminário, palestras e oficinas. O Amazônia Encena na Rua é a grande festa das artes cênicas da Amazônia Legal e do Brasil.

De acordo com Chicão Santor, coordenador do Festival: “O Amazônia Encena na Rua nasceu para preencher uma lacuna no cenário cultural da Amazônia Legal, que ainda não possui outro evento com essa dimensão voltado para a difusão das artes cênicas de rua produzidas no eixo. Além de ser uma celebração artística, o festival também se configura como uma importante ferramenta de política pública para a fruição, fomento, difusão e circulação da produção artística amazônica, além de contribuir para a formação de plateia e artistas locais”,

Édier William, produtor executivo, acrescenta que: “O Amazônia Encena na Rua se potencializa pela formação de novas plateias, valorização e oportunização de visibilidade aos artistas, grupos, conteúdos e espetáculos produzidos na Amazônia, além de gerar conexões e fortalecimento da Rede de Teatro da Floresta, Rede Brasileira de Teatro de Rua, entre outras redes.”

Todas as ações do evento são gratuitas e serão realizadas no Complexo Madeira-Mamoré, garantindo a democratização do acesso à arte pela comunidade.